Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Deputados garantem apoio contra cortes no ‘Sistema S’

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-10-06 -00:58

Deputados garantem apoio contra cortes no ‘Sistema S’

“O Governo precisa pensar em cortar na carne. Cortar verba destinada à educação e qualificação profissional, definitivamente, não é o caminho”. A afirmação é do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB/SP), feita nesta segunda-feira (6), em visita a uma das sedes do Senai, em Santos. Ao diretor da unidade, Getúlio Rocha Júnior, o parlamentar garantiu que irá articular em Brasília para que o Governo reveja a ideia de cortar em 30% os repasses financeiros que mantêm o chamado ‘Sistema S’.

Formado por organizações criadas por setores como indústria, comércio e agricultura, e que abriga entidades como o Senai, Senac e o Senat, o Sistema S mantém, entre outros, escolas e cursos de qualificação profissional, por exemplo. Apenas na Baixada Santista e Vale do Ribeira, cerca de 14 mil alunos são atendidos, em 20 cidades. Só em Santos, são 1.800 alunos e 135 funcionários.

“Vamos articular para impactar o Sistema S na menor proporção possível. Não podemos esquecer que são entidades que complementam, com muita qualidade, serviços que estão sob responsabilidade do poder público”, complementou Squassoni.

Na ocasião, Squassoni estava acompanhado do deputado João Paulo Papa (PSDB), que a exemplo do colega, também entende que “Reduzir repasses nesse segmento não ajudará o País a superar a crise. Por isso não devemos permitir que esse trabalho seja comprometido pelos cortes de recursos defendidos pelo Governo Federal”.

Squassoni e Papa prometem, em Brasília, lutar para impedir cortes na formação profissional promovida pelo Sistema S. (Foto: Divulgação)