Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Desorganização faz Cubatão desistir dos Jogos Abertos do Interior

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-10-23 -01:19

Desorganização faz Cubatão desistir dos Jogos Abertos do Interior

Pela terceira vez, os Jogos Abertos  do Interior deste ano em sua 79ª edição, têm nova sede e data de realização. Segundo os organizadores, a competição agora será em novembro e na cidade de Barretos (foto).

No início de 2015, os Jogos Abertos do Interior (JAI) “Horácio Baby Barioni” do Estado de São Paulo estavam programados para ocorrer em Ribeirão Preto, a partir de 26 de outubro. Em setembro, a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) informou que o evento seria realizado em São Bernardo do Campo, de 16 a 28 de novembro. A última mudança aconteceu semana passada, dando conta que o torneio, um dos mais importantes do Estado será a partir de 30 de novembro, na cidade de Barretos.

Por causa da desorganização, algumas cidades estão desistindo da participar, entre elas Cubatão, em virtude dos transtornos causados à agenda de eventos das secretarias municipais de esportes, já que em 10 meses, tiveram que fazer duas alterações a programação que exige planejamento, logística de transporte, alimentação, alojamento, licitações para diversos serviços.

Devido às várias mudanças de data e local para a realização dos Jogos Abertos do Interior, pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e à comunicação das alterações apenas dois dias antes do final das inscrições, causando inúmeros problemas logísticos e de reprogramação de atividades, entre outras objeções, a Secretaria Municipal de Esportes (Semes) decidiu que Cubatão não participará de qualquer modalidade do torneio estadual de 2015.

Conforme comunicado expedido pela Semes de Cubatão, no último final de semana, “A Semes já tinha em seu planejamento que os Jogos Abertos ocorreriam em outubro, sendo que a troca de mês acarreta uma dificuldade enorme para dar continuidade aos eventos planejados e desenvolvidos pela Secretaria”.

“Não concordamos que ao apagar das luzes a cidade de São Bernardo do Campo seja retirada dos Jogos Abertos do Interior para inclusão de outra cidade”, prossegue o comunicado, informando que a única objeção à escolha de Barretos é por elevar consideravelmente os custos de logística, estadia, alimentação etc.

“Concluímos que é mais viável que os valores que seriam gastos para a ida de nossa delegação até a cidade de Barretos sejam revertidos em melhorias para o esporte da nossa cidade, fortalecendo-nos para darmos continuidade à 1ª Divisão dos Jogos Regionais de 2016, fato este de grande relevância para nossos atletas, professores e para esta secretaria”.

O secretário Luiz Fernando da Silva (Suquinho) disse que, embora triste com o episódio, considera ser esta “uma decisão responsável abalizada por todos os que compõem a Semes e pelos responsáveis pelas equipes de competição que iriam participar dos Jogos Abertos do Interior. A nossa delegação seria composta por 20 modalidades esportivas, contendo mais de 220 componentes (entre atletas, comissão técnica e equipe de apoio), mas temos que saber a hora certa de darmos um passo para trás, para darmos dois para a frente”.(Foto: Divulgação)