Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Cubatão terá greve de ônibus nesta terça

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-10-26 -08:13

Cubatão terá greve de ônibus nesta terça

É possivel que os 400 empregados da Translíder, permissionária do transporte coletivo de Cubatão, entrem  em greve a partir desta terça-feira (27). A medida foi aprovada em assembleia na manhã desta sexta-feira (23).

Segundo o vice-presidente do sindicato dos trabalhadores em transportes rodoviários de Santos e região, José Alberto Torres Simões ‘Betinho’, dois problemas determinaram a decisão.

O primeiro é o atraso do adiantamento salarial de outubro, que deveria ter sido pago na terça-feira (20). O segundo é a suspensão do plano de saúde e odontológico a partir de 1º de novembro.

O secretário-geral do sindicato, ‘Ferrugem’ Eronaldo José de Oliveira, mandou ofício à prefeita Márcia Rosa (PT), avisando-a sobre a paralisação por tempo indeterminado.

 “Não queremos prejudicar a população, mas também não podemos correr risco dos trabalhadores ficarem sem assistência médica e odontológica”, diz Betinho.

Ferrugem, por sua vez, pondera que a Prefeitura, como poder concedente do serviço, tem corresponsabilidade nos débitos trabalhistas da companhia de transporte coletivo.

A Translíder tem 181 motoristas e 135 cobradores, além de monitoras escolares, empregados administrativos e de oficinas. Ficarão paralisados os 46 micro-ônibus que transportam 2.600 crianças da rede municipal de educação e os 64 ônibus convencionais para 22 mil passageiros por dia.

Betinho e Ferrugem lembram que, conforme a Súmula 331, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a prefeitura responde subsidiariamente por débitos trabalhistas da empresa de ônibus.

*Na foto de Raimundo Rosa, o secretário do sindicato, ‘Ferrugem’, o presidente Valdir de Souza Pestana e o vice Beto Simões