Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Prefeita de Cubatão se reúne com Usiminas nesta terça-feira

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-11-03 -02:04

Prefeita de Cubatão se reúne com Usiminas nesta terça-feira

A prefeita Marcia Rosa (PT) se reunirá com o diretor-presidente da Usiminas, Rômel Erwin de Souza, para discutir a decisão anunciada pela empresa de suspender a produção de aço na Usina em Cubatão. O encontro será nesta terça-feira (3/11), na Prefeitura (foto).

"Precisamos encontrar saídas que possibilitem a continuidade da produção e principalmente dos empregos de milhares de trabalhadores. Cubatão fará de tudo para reverter essa situação. Os impactos negativos para a Cidade e a Região serão enormes. E também para a economia brasileira".

Desde que o anúncio da Usiminas, Marcia Rosa tem procurado lideranças federais para garantir apoio do Governo Dilma para evitar o fechamento de várias unidades de produção da companhia. No domingo (1º/11), a prefeita conversou por telefone com o ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rossetto. "Coloquei ao Ministro toda a preocupação que estamos tendo com essa decisão da empresa. Ele se comprometeu em nos ajudar na busca por alternativas".

Ainda nesta semana, uma audiência está sendo marcada com o ministro Ricardo Berzoini, titular da Secretaria de Governo da Presidência da República e responsável pela articulação política da presidente Dilma Rousseff. "Vamos aproveitar a reunião dos prefeitos da Baixada Santista na reunião extraordinária do Condesb, nesta terça, às 10h, na Agem, para acertarmos a presença de todos em Brasília. A hora é de união. Lideranças políticas, sindicais e os governos Estadual e Federal".

Marcia Rosa também alertou para a necessidade de um compromisso da empresa. "Precisamos de um pacto em torno da manutenção dos empregos e em defesa da indústria brasileira. E isso precisa ser firmado também pela Usiminas. Não se pode simplesmente optar pelo fechamento gradativo da Usina de Cubatão. Vamos cobrar isso."

Reunião em Cubatão - Outro encontro importante sobre o assunto reunirá, nesta terça (3/11), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp/Cubatão), representantes do Polo Industrial, deputados estaduais e federais, vereadores e várias entidades. Convocada pela Prefeitura de Cubatão, a reunião começa às 15h30, no Gabinete da Prefeita. Pouco antes, a prefeita Marcia Rosa irá receber a direção do Sindicato dos Metalúrgicos. (Divulgação)