Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Cresce procura pela Feira de Orgânicos

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-11-15 -21:19

Cresce procura pela Feira de Orgânicos

Apesar da chuva, neste domingo (15), na escola Leonor Mendes de Barros, no Gonzaga, quem compareceu ao evento, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, além de comprar diretamente dos produtores, pode, como Vera Lúcia Fernandes, troca receitas.

Vera Lúcia, 51 anos, telefonista aposentada e a filha Alícia (28), encontram a fisioterapeuta Marluce Figueira, frequentadora habitual da  Feira Orgânica, que tem atraído um crescente público interessado em uma alimentação saudável e  conversa vai, conversa vem, a dica de boa alimentação.

Marluce disse que já se tornou adepta dos produtos orgânicos e a feira facilita a compra de produtos diversos e “às receitas do dia a dia procuro usar esses produtos que são, com certeza mais saudáveis e em consequência eu e minha família vem conquistando uma vida melhor, com mais saúde” e dá a dica de um prato saudável: ‘ creme de abobrinha ao gengibre”.

“A receita original tirei da internet e adaptei com produtos orgânicos: abobrinha, tomate, cebola e farinha”, diz Marluce, cuja receita está no final da matéria.

Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Santos a feira Orgânica tem por objetivo, promover a qualidade de vida e a conservação da biodiversidade. São quatro feiras no mês: Jardim Botânico Chico Mendes (1º domingo do mês), Gonzaga (3º domingo), Pompeia (última 3ª feira) e Orquidário (1º sábado).

Creme de abobrinha ao gengibre

Ingredientes:

2abobrinhas italianas médias                                                                                        1cebola pequena                                                                                                            1colher (sopa) de farinha de trigo orgânica orgânica                                                                                                                                1 pedaço pequeno de gengibre picado                                                                                   2 xícaras (chá) de leite                                                                                                           2 colheres (sopa) de manteiga                                                                                                2 colheres (sopa) de ervas frescas (salsinha e hortelã) picadas                                             Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto

Modo de preparo:

Coloque em uma panela o leite e o gengibre. Leve ao fogo até ferver.
Retire do fogo, tampe a panela e deixe repousar por 10 a  15 minutos.
Pique as abobrinhas e a cebola em pedaços pequenos, coloque-as em uma panela e junte a manteiga. Leve ao fogo e refogue, mexendo sempre por 3 minutos.
Polvilhe a farinha de trigo e misture, sem parar de mexer, por 1 minuto. Retire o gengibre e despeje o leite; abaixe o fogo e cozinhe até as abobrinhas ficarem macias. Atenção porque elas cozinha rápido. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
Retire do fogo. Espere amornar e bata a mistura no liquidificador, volte para a panela, acrescente as ervas e leve ao fogo até ferver.
Coloque o creme em pequenas tigelas e sirva com pimenta do reino moída na hora.

(Foto: Divulgação/Francisco Arrais/PMS)