Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Condutores passam por treinamento para operar o VLT

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-11-18 -10:37

Condutores passam por treinamento para operar o VLT

Sobrinha e filha de motoristas, Ana Paula de Freitas Silva, desde cedo familiarizada  com a profissão, motorista da Viação Piracicabana, foi um dos 12 selecionados (oito homens e quatro mulheres) consórcio BR Mobilidade Baixada Santista para iniciar os treinamentos que habilitarão condutores do VLT na Baixada.

Motorista de ônibus há cinco meses e há dois anos trabalhando na Piracicabana,  Ana Paula participa com os demais selecionados, desde o último dia 17, de treinamentos entre as estações Mascarenhas de Moraes (São Vicente) e Pinheiro Machado (Santos).

Serão 160 horas de curso teórico e prático até 18 de dezembro. O curso é ministrado pelos técnicos da empresa Ferrocarriles de la Generalitat Valenciana, que  opera VLT na cidade espanhola de Valência há 21 anos.

 Segundo Júlio Zapata, diretor de trilho da  BR Mobilidade Baixada Santista, foram selecionados  os melhor motoristas da empresa, levando  em conta os que têm melhor atenção e absorção das instruções. O treinamento aborda todos os aspectos operacionais do VLT e como se comportar em diversas situações técnicas”, explica.

 Em período de testes, o VLT começa a operar comercialmente em Santos e São Vicente em janeiro, sendo que a conclusão completa do sistema, nessa primeira etapa, até o final do primeiro semestre de 2016.  (Foto:Ronaldo Andrade/PMS))