Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Flores na homenagem a Zumbi dos Palmares

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-11-21 -23:45

Flores na homenagem a Zumbi dos Palmares

Um ‘Tributo a Zumbi dos Palmares’ marcou as comemorações pelo Dia da Consciência Negra nesta sexta (20) em Santos.

Seguindo a tradição, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB)  depositou flores no busto em homenagem a Zumbi dos Palmares que  foi lembrado em solenidade na Praça Palmares, ao som da Banda da Polícia Militar do 6ºBPMI e com a presença de integrantes das religiões de matrizes africanas, autoridades municipais e representantes de entidades.

Na homenagem ao  herói afro-brasileiro, símbolo da luta pela liberdade e igualdade racial,  a intenção maior, conclamar a todos para a luta pela igualdade, colocando fim ao preconceito racial, para que se possa viver em harmonia.

Em Santos, a programação em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), prossegue até doa 28, com atividades culturais e religiosas, numa realização do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, em parceria com a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial e Étnica, ligada à Secretaria de Defesa da Cidadania (Secie).

Programação

Dia 22

Missa Afro-brasileira
Igreja Santa Josephina Bakhita (Rua República Portuguesa, 20), 18h

De 23 a 27

Exposição de trajes típicos africanos
Paço Municipal, 8h às 18h

Dia 27

Baile da Igualdade Racial
Salão de Mármore do Santos FC (Praça Princesa Isabel s/nº) das 20h30 às 4h

Dia 28

Kizomba cultural – apresentação de afoxé, roda de capoeira, dança cigana, oficina de turbante e oficina de rasteirinha
Fonte do Sapo às 15h.

 Em São Vicente tem workshops de Cultura Negra

A igualdade racial é o mote da Semana da Consciência Negra, que prossegue até dia 28, em espaços públicos culturais de São Vicente. A programação municipal é uma realização da Sumira - Superintendência de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial com apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

O calendário nos equipamentos culturais tem início no próximo dia 19 (quinta-feira), com uma cerimônia de abertura da semana, que será realizada às 19 horas no auditório das Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola. Neste evento, além da palavra das autoridades, haverá a intervenção artística de Rose Britto, 'A Negra Bicentenária' e um desfile de trajes africanos pela Sumira.

Gastronomia, artes plásticas e cênicas relacionadas à cultura negra terão lugar reservado no próximo dia 21. O equipamento da Secretaria Municipal da Cultura será sede de diversos workshops que ocorrerão simultaneamente entre às 10 e 13 horas desta data.

Neste sábado (21), nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho (Rua Tenente Durval do Amaral, 72, Catiapoã) a população poderá gratuitamente participar de sete atividades: a culinarista Neuza Unger ensinará como fazer docinhos decorativos. A artesã em tecidos Ingrid Gonçalves mostrará as técnicas de turbantes e amarrações. A artesã Claudia Mello demonstrará a arte de bonecas Abayomi e a artesã Rose Britto apresentará esculturas em gamela.

Por sua vez, o coreógrafo Nilton Santos dará uma aula de dança afro. As crianças também poderão se divertir entre pinturas com Fábio Brito. E a designer Cíntia Amado ensinará pintura decorativa sobre garrafas. Neste caso, os inscritos precisam levar garrafas de vidro.

São 20 vagas disponíveis para cada oficina e as inscrições podem ser feitas a partir de uma hora antes do início até o preenchimento das vagas. (Foto: Divulgação/PMS)