Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Homenagens marcam 14º aniversário da Guarda Civil Municipal de PG

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-12-16 -13:08

Homenagens marcam 14º aniversário  da Guarda Civil Municipal de PG

A puxada rotina de patrulhamentos, plantões e atendimento a ocorrências dos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) foi amenizada na tarde desta terça—feira (15) durante a solenidade de comemoração dos 14 anos da corporação. Homenagens, palavras de incentivo e de agradecimento e reconhecimento ao trabalho realizado, além da promoção de oito guardas, marcaram a cerimônia realizada no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

Um ato ecumênico deu início à celebração, seguida da entrega das insígnias aos oito guardas promovidos: André, Basílio, Cório, Dinis, Katia, Rebechi, Rita e Souza.

Já os certificados de elogio e destaques do ano foram entregues a mais de 15 guardas, incluindo todos aqueles que passaram pela equipe Tática este ano. Entre eles estava o inspetor Clemilson, que em janeiro deste ano integrava o grupamento Ambiental e prestou importante apoio ao helicóptero Águia 07, da Polícia Militar. “A PM estava acompanhando um acusado de roubo e pediu apoio pelo rádio. Estávamos em patrulhamento na área por onde o acusado estava fugindo e conseguimos detê-lo e recuperar os pertences da vítima”.

O inspetor é da primeira turma de guardas formados após a lei 269/01, que regulamenta e estrutura a corporação, ter entrado em vigor e, por isso, acompanhou de perto a evolução e as conquistas da GCM de Praia Grande. “Fico feliz pela homenagem, mas fico mais contente ainda em poder dizer que faço parte da história da GCM e que contribuímos para o bem da sociedade”.

Após agradecer ao prefeito Alberto Mourão - que na cerimônia foi representado pelo secretário de Assuntos de Segurança José Américo Franco Peixoto - pelos investimentos feitos na corporação ao longo dos últimos anos e por acreditar no trabalho realizado pela GCM, o comandante Marco Alves dos Santos agradeceu também às equipes e funcionários, entre eles os agentes administrativos que atuam na corporação. “Tenho que agradecer a todos que ajudam, cada um a sua maneira, na realização desse sonho tão almejado. São 14 anos de mudanças operacionais, mas também comportamentais. O dia a dia é difícil, mas temos a consciência de que trabalhamos por uma cidade melhor”.

O sonho ao qual o comandante se referiu inclui os avanços conquistados, como a nova sede e o novo Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), a regulamentação da corporação que inclui o plano de carreira da categoria, a capacitação dos guardas em ambiente universitário, entre outros. Conquistas importantes que, para o secretário de Assuntos de Segurança, José Américo Franco Peixoto, não teriam sido possíveis se não fossem os guardas que integraram a guarda antes mesmo de sua regulamentação, em períodos anteriores a 2001. “Temos que lembrar lá do começo, quando ainda era chamada de Serviço de Vigilância e Salva Vidas, e as rondas eram feitas a cavalo e de ônibus. Temos que cultuar e homenagear os pioneiros também. Hoje é dia de agradecimento a todos que tornaram possível termos essa estrutura hoje e concluir os projetos”.

Participaram ainda da cerimônia o subcomandante do 45º Batalhão de Polícia Militar, major Argeo Arias Rodrigues; o ouvidor da GCM, Antônio Carlos Biazotto Filho; e o corregedor da GCM, Henrique Rosa Alves.

Crédito: Secretaria de Comunicação Social / Prefeitura de Praia Grande