A Operação Verão começa amanhã (sexta-feira), dia 18 (horário ainda não definido) e trará, para os nove municípios da Baixada Santista e três do Vale do Ribeira, 2.182 policiais militares e equipamentos. Ogovernador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) fará o lançamento da ação, às 10h, Em Santos, no Emissário Submarino (José Menino). Depois segue para o bairro do Gonzaga, para ao meio dia (12h), inaugurar a sede do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (BAEP) na Av. Ana Costa.
Esta é a primeira vez que a Operação Verão tem início antes do Natal e isso, acontecerá devido a antecipação das férias por parte dos turistas, situação que vem se repetindo gradativamente. A operação será mantida até 14 de fevereiro.
Santos – A cidade contará com o apoio de 25 viaturas posicionadas em locais de grande concentração de pessoas e em rondas permanentes pela orla e pontos turísticos e comerciais. O reforço operacional incluirá, também, mais 32 atendentes no Copom, para agilizar o recebimento de ocorrências policiais. E nesse período, a Guarda Municipal também reforçará seu efetivo nas ruas, reforço nas patrulhas realizadas com o suporte de quadriciclos na faixa de areia da praia, patinetes elétricos no calçadão e de bicicletas pela ciclovia, além das 10 viaturas estacionadas em pontos estratégicos e em rondas.
No mar, o bote da corporação irá atuar pela primeira vez no auxílio à Capitania dos Portos, coibindo abusos e desrespeito às normas por embarcações, principalmente de jet-skis próximos à faixa de areia e aos banhistas.
O Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) disponibilizará 519 câmeras instaladas por nos bairros, em especial nas áreas comerciais e na orla. Na praia, são 36 novos equipamentos, a maior parte do tipo ‘dome’, que pode girar 360° e captar imagens de alta resolução a até 2 km de distância. Outras sete câmeras estão nos sete postos de salvamento do Corpo de Bombeiros
Baixada – Guarujá será a cidade a receber o maior efetivo, nesse período: 441. Em seguida está Praia Grande, que receberá o envio de 395 policiais militares. Santos, 318 policiais e São Vicente, contará com mais 290 policiais.
Bertioga aguarda o reforço de 164 policiais, enquanto Itanhaém terá 135 policiais a mais, Peruíbe terá 125, Mongaguá, 116 e Cubatão que participa do convênio pela primeira vez recebe o reforço de 40 policiais.
Em Cubatão registrou-se uma falha na comunicação entre Governo do estado e Prefeitura. A Administração não ofereceu acomodação para os policiais, porque segundo a prefeita Marcia Rosa (PT), não foi informada sobre o reforço e conseqüente chegada dos policiais.
Vale - O reforço também é aguardado para os municípios do Vale do Ribeira. Serão enviados 46 homens para Ilha Comprida e Iguape e outros 34 para Cananéia. (Foto: Divulgação)