Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Drone reforça monitoramento da Guarda Municipal de São Vicente

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-01-07 -16:42

Drone reforça monitoramento da Guarda Municipal de São Vicente

Tecnologia a serviço da segurança de São Vicente. A Guarda Civil Municipal (GCM) passou a contar com um drone a partir desta temporada de verão. O novo equipamento reforça o monitoramento de áreas, como a orla, região central, e será utilizado ao longo do ano.

A GCM é a primeira da Baixada Santista que conta com o veículo aéreo não tripulado, direcionado por meio de controle remoto, que transmite imagens simultâneas para o tablet e o ônibus de monitoramento, no calçadão da Praia do Itararé. Tem autonomia de 30 minutos, além de voar a 1 km de distância e até 120 metros de altitude.

O drone possibilitará o monitoramento de ações delituosas, localização de pessoas perdidas e ajudará no resgate de vítimas de afogamento. O equipamento, doado pelo comandante, subcomandante e os chefes operacionais, instrução e administrativo, também será compartilhado com a Polícia Militar.

A Ronda Escolar, Canil, Pelotão Ambiental, efetivo administrativo e Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rotam) reforçam o patrulhamento em diversos pontos da Cidade. Ainda há 290 policiais militares (253 homens e 37 mulheres)  da Capital e Interior deslocados para o Município durante a Operação Verão.

Além do ônibus que atualmente está no Itararé, a GCM também conta com outro veículo para monitoramento, equipado com câmeras, no Gonzaguinha.

Crédito: Secretaria de Imprensa e Comunicação Social / Prefeitura de São Vicente