A Prefeitura de Santos está realizando manutenção nos 32 canais da Cidade. O objetivo do trabalho preventivo não é apenas auxiliar no escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos, mas também, colaborar com a qualidade de vida. A manutenção periódica inclui a retirada de lama, lixo e entulhos, além do desassoreamento e remoção do excesso de areia (no trecho da praia).
Quatorze operários da Prodesan, divididos em duas equipes são responsáveis pela tarefa e informam que entre os materiais recolhidos, pneus, garrafas, sacolas plásticas e restos de alimentos, já retiraram até fogões e sofás, etc...
Reciclagem - Sob gerenciamento da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), as equipes realizam diariamente serviços de limpeza do sistema de drenagem de todo o Município, incluindo córregos, galerias e caixas nos sopés dos morros. Segundo o presidente da Prodesan, Odair Gonzalez, o foco é deixar todas as passagens livres para escoamento, evitando transtornos para a população, acrescentando que os munícipes devem colaborar, evitando jogar sujeira nos canais e descartando corretamente o lixo que produzido.
Chuveirinhos - Em continuidade ao trabalho de manutenção periódica do sistema de drenagem dos chuveirinhos, com limpeza e desobstrução das caixas localizadas em toda a extensão da orla da praia. Seis funcionários, com auxílio de um caminhão de hidrojateamento, realizavam o serviço.
O veículo possui uma bomba que exerce pressão dentro da tubulação da galeria, facilitando a remoção dos resíduos. A ação tem o objetivo de ajudar no escoamento das águas pluviais, evitando alagamentos.
O trabalho preventivo realizado pela equipe de manutenção da Prodesan, com supervisão da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), integra Programa Cidade Sem Lixo. (Fotos: Susan Hortas/PMS)