Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Santos testa semáforos inteligentes

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2016-04-13 -23:40

Santos testa semáforos inteligentes

Os primeiros semáforos inteligentes começaram a funcionar nesta terça-feira (12), em fase de teste nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes, na entrada da Cidade e motoristas já sentiram maior fluidez no trânsito, especialmente no horário de pico no final do dia.

No meio da tarde a operação dos semáforos em tempo real foi ativada gradativamente, com o objetivo é reduzir os congestionamentos em grandes vias e melhorar a mobilidade urbana. A nova tecnologia faz a leitura instantânea do fluxo de veículos e regula o tempo necessário entre o verde e o vermelho, priorizando a rua mais movimentada.

 Segundo a Prefeitura, esta primeira semana será de ajustes e em breve, este tipo de sinalização será implantada em outros corredores com grande fluxo viário. A Av. Ana Costa será contemplada com esse tipo de equipamento no próximo dia 19, e na sequência, as avenidas da orla (divisa Santos/São Vicente até a Rua Alexandre Martins), no dia 26, em ambos os sentidos.

A Administração explica que “os semáforos inteligentes possuem câmeras virtuais que fazem a contagem dos veículos e enviam os dados do fluxo à uma Central Semafórica na sede da CET, na Vila Mathias. Os próprios equipamentos fazem os cálculos e reenviam a informação dos tempos necessários das luzes verdes e vermelhas aos controladores automáticos para permitir uma abertura de tempo maior à via que necessita de mais fluidez. São inteligentes porque são programados para tomar decisões reais sem a intervenção humana”.

Ressalta ainda que a nova tecnologia vai permitir uma redução dos congestionamentos em 49 dos principais pontos de interseção da Cidade e passará também em todos os cruzamentos cortados pelo VLT. (Foto: Divulgação/PMS)