Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Risco de ressaca na Ponta da Praia nesta quinta-feira

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2016-09-15 -01:58

Risco de ressaca na Ponta da Praia nesta quinta-feira

 

Núcleo de Pesquisa da Unisanta confirma para esta quinta-feira (15), ressaca moderada na região da Ponta da Praia. Prefeitura alerta sobre os riscos. O fenômeno se repetirá nos dois dias seguintes.

A Defesa Civil de Santos alerta que está mantida para esta quinta-feira, (15), a partir das 14h30, a previsão de ressaca moderada do mar na Ponta da Praia, do canal 6 até o ferry boat.

Boletim informativo do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e da Defesa Civil, prevê que a elevação do nível do mar deverá chegar a 1,89m, com ondas de 1,61m – um pouco abaixo de estimativa anterior que apontava a possibilidade de ondulações de até 2 metros.

O fenômeno deverá ter menor intensidade do que o ocorrido em 21 de agosto. Mas orientamos aos moradores da Ponta da Praia e a população que circula por aquela região que evitem trafegar pela região e não deixem veículos estacionados em garagens subterrâneas nas proximidades”, afirma o comandante da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias Nossa.

A Defesa Civil também emitiu alertas por meio de mensagens de texto para os celulares dos moradores cadastrados e distribuirá panfletos na manhã desta quinta (15) aos moradores da Ponta da Praia.

A Prefeitura de Santos informa que os interessados em receber os avisos de SMS podem ligar para o telefone 3208-1000 ou enviar e-mail para  defesacivil@santos.sp.gov.br – de segunda a sexta (horário comercial), informando nome, endereço e o número do celular.

Equipes da Defesa Civil e Guarda Municipal estarão na região para orientar a população. Operadores de tráfego da CET farão interdição no trânsito e indicarão rotas alternativas caso haja necessidade.

A ressaca deve se repetir no mesmo trecho na sexta-feira (16), das 2h às 14h30, e no sábado (17), por volta das 3h. Com a ocorrência do fenômeno, também são esperados alagamentos em vias da Zona Noroeste, principalmente em parte dos bairros Santa Maria, Bom Retiro, Rádio Clube e Caneleira. Os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) poderão ser acionados em caso de emergência.

 

Cubatão - A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec) informa que, devido à conjugação de fatores naturais como ressaca e maré alta extraordinária, poderão ocorrer situações como alagamentos em vias públicas de lugares mais baixos do município, particularmente na Ilha Caraguatá, que em 21/22 de agosto teve alagamento em algumas vias no pico da maré (1.3 metro às 4h49 de 22 de agosto).

Ontem, quarta-feira (14) , a Comdec registrou pela manhã o pico de maré de 1.4 metro na Ilha Caraguatá, sem ocasionar transtornos. Nesta quinta-feira (15), às 2h30 da madrugada, a maré alta deve chegar a 1.5 metro. A Defesa Civil está atenta e monitorando quaisquer ocorrências, que podem ser comunicadas pelo telefone 199.

 (Divulgação)