Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Campanha Outubro Rosa aborda saúde da mulher em São Vicente

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2016-10-19 -11:27

Campanha Outubro Rosa aborda saúde da mulher em São Vicente

Durante este mês, associações e grupo de mulheres de São Vicente promovem a Campanha Outubro Rosa ? A conscientização dá o tom. O objetivo é difundir a importância da prevenção e detecção do câncer de mama. Palestras, oficinas e desfile acontecem nesta sexta-feira (21), a partir das 19h30, na Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerich, n° 1195 - Parque Bitaru).

A iniciativa conta com a participação de mulheres que representam diversos segmentos, associações, iniciativa pública e privada do Município. Entre elas estão a Associação de Mulheres do Conjunto Tancredo Neves e Cidade Náutica; Associação Genoveva Perez de Combate ao Câncer; Secretaria da Educação; e profissionais

Profissionais de variadas áreas do conhecimento discutirão sobre a saúde da mulher. Entre os temas estão o que é câncer de mama, como prevenir e diagnosticar; procedimentos para reconstrução do mamilo; os direitos da mulher portadora de câncer; nutrição e alimentação saudável para prevenção e pós-tratamento da doença; e a importância da autoestima no processo de tratamento.

O evento ainda contará com depoimentos de mulheres que enfrentam a doença. A organização disponibilizará banco de doação de cabelos, que serão destinados às mulheres em tratamento, e de lenços, perucas e cosméticos. Também estarão presentes profissionais da saúde para auxiliarem no autoexame.

Haverá oficinas de estética, turbantes e artesanatos que fazem alusão à data. O público ainda poderá conferir um desfile com o tema "Nem toda Princesa usa Peruca, algumas usam Lenços", onde modelos vestidas de princesas demonstram diversas formas de se usar lenços e turbantes.

Caminhada - No dia 25, às 9h, será realizada uma caminhada pelo Conjunto Habitacional Tancredo Neves. Alunos das escolas do bairro e a comunidade vão desfilar pelas ruas com cartazes e bexigas. Será entregue material informativo e terá carro de som com paródias que fazem menção ao Outubro Rosa. A concentração acontecerá na Rua Luiz Meirelles de Araújo, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

Concurso Cultural - Para encerrar a campanha, o grupo de mulheres planeja para o dia 27, às 16h, a premiação do Concurso Cultural de versos e poesias realizado pela Secretaria da Educação (Seduc). Já às 19h, ocorrerá uma aula de zumba rosa e ritmos. As atividades serão na Escola Municipal Prefeito Sebastião Ribeiro da Silva (Rua Quirino Mário Biasoli, 90 - Conjunto Residencial Tancredo Neves).

Doação de cabelo - Até o dia 30 de outubro, salões de beleza cortarão cabelo gratuitamente para quem deseja doar suas mechas a mulheres que estão em processo de tratamento contra o câncer.  A ação é realizada pelo Salão de Beleza Extravagance (Avenida Antonio Emmerich, 245 - Vila Cascatinha), o Studio RR (Avenida Monteiro Lobato, 65 - Vila Valença) e o Studio Mary (Rua Valentim Lopes, 112 - Área Continental).

Crédito: Assessoria de Imprensa PMSV.