Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Prefeito anuncia a volta dos boxes de doces à Biquinha

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2017-01-07 -02:01

Prefeito anuncia a volta dos boxes de doces à Biquinha

O prefeito Pedro Gouvêa recebeu na manhã desta sexta-feira (6), no Salão Nobre, os permissionários dos boxes de doces da Biquinha de Anchieta, e confirmou para a próxima semana o retorno das atividades no local, destacando que a reocupação da praça é fundamental para o resgate da autoestima do vicentino.

A recuperação do espaço começou com uma ação de limpeza comandada pela Prefeitura e que teve o apoio da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), que derrubou os tapumes, removeu o mato e lixo que tomavam conta da praça e nivelou o piso. Agora, o Município trabalha na colocação da brita que cobrirá o chão, garantindo segurança e conforto aos visitantes.

Além disso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, vai complementar o trabalho, graças a uma parceria com a Prefeitura, que garantirá a montagem de dois pavilhões no local: o primeiro receberá os permissionários da Biquinha, enquanto no segundo serão instalados os boxes gerenciados pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) – Artesanato Paulista.

“É claro que essa não é a solução definitiva. Mas todos sabem das dificuldades do Município. Por isso, optamos por fazer o simples, o arroz com feijão. A solução é deixar para um segundo momento a obra de revitalização esperada, que levaria pelo menos mais dois anos e meio para ser concluída, e reabrir o espaço dentro das nossas limitações. E, tenho certeza, já será um avanço”, destacou Pedro Gouvêa.

Dificuldades - Nos últimos anos, os vendedores atuaram de forma improvisada na Praça Vinte e Dois de Janeiro, depois que um incêndio destruiu os boxes que existiam no local. Como a obra de revitalização do entorno da Biquinha de Anchieta não foi concluída e a praça acabou fechada, o espaço perdeu o fluxo de visitantes, o que resultou em prejuízos aos permissionários.

“Todo mundo que é de São Vicente tem uma história envolvendo a Biquinha. Mesmo os turistas que já estiveram na cidade têm uma memória afetiva muito forte com o local, e questionam o que aconteceu ali. E eu sei bem o quanto vocês (permissionários) sofreram ao longo dos últimos anos, mas entendo que é hora de mudar esse cenário”, comentou o deputado estadual Caio França, também presente na reunião, que intermediou a vinda das ações do Estado ao Município.

Segundo a Secretaria de Comércio, atualmente, 15 permissionários estão com a inscrição ativa junto ao Município e poderão voltar à Biquinha. Destes, oito são de boxes de doces e os outros sete comercializam salgados e artesanatos. Este grupo terá a responsabilidade de ajudar a alavancar a imagem do local.

Na próxima segunda-feira (9), às 10h, eles terão nova reunião, com a secretária-adjunta do Comércio, Regina do Carmo. No encontro, será discutida a disposição e o horário de funcionamento dos boxes, além de outros detalhes. Os comerciantes demonstraram empolgação com as novidades.

Além do prefeito Pedro Gouvêa, do deputado estadual Caio França e da secretária-adjunta do Comércio, Regina do Carmo, participou da reunião o secretário de Projetos Especiais, Adão Ribeiro, que trabalha nas obras de recuperação da Biquinha. Ele também levanta a documentação necessária para tentar recuperar os convênios perdidos e bloqueados para a obra de recuperação do local.

(Divulgação/PMSV)