Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

São Vicente, 485 anos – programação festiva começou no Itararé

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2017-01-22 -23:47

São Vicente, 485 anos – programação festiva começou no Itararé

A tradicional solenidade na Praça 21 Irmãos Amigos, com hasteamento de bandeiras e entrega da medalha Pérsio de Queiroz Filho, marcou as comemorações de aniversário da Fundação de São Vicente na manhã deste domingo (22), data em que a Cidade completa 485 anos. Na ocasião foram homenageados o deputado estadual Caio França, e a secretária-adjunta de Comércio, Regina Ponte do Carmo.

Travessia - Às 9h, o prefeito Pedro Gouvêa deu o sinal de largada da tradicional Travessia Martim Afonso de Sousa, na Praia dos Milionários. Em sua 45ª edição, a prova que homenageia São Vicente contou com 250 participantes divididos em 13 categorias, por gênero e idade a partir de 12 anos. Os cinco primeiros colocados no geral ganharam troféus e todos receberam medalhas de participação.

Missa - O bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, celebrou na Igreja Matriz a Missa em Ação de Graças, seguida de procissão pela Renovação de Consagração da Cidade e de seu padroeiro, São Vicente Mártir, pelas ruas do Centro em direção à Prefeitura. A Banda Marcial “Corporação Municipal de São Vicente” encerrou a cerimônia com o tradicional “Parabéns para Você”, acompanhado de bolo servido aos presentes.

Cinema - Na Área Continental teve cinema para as crianças na Associação de Moradores da Vila Ponte Nova (em frente à lagoa do Quarentenário). A iniciativa foi da Subprefeitura e da Secretaria de Cultura do Município. Foram realizadas quatro sessões.

Hospital – Ainda na área Continental, no início da tarde, a reabertura do Hospital Doutor Olavo Horneaux de Moura, no  bairro Humaitá, que passa a oferecer 20 leitos. O Hospital do Humaitá fica na Rua Alfredo Chamas s/n, com a atendimento a partir desta segunda-feira (23). O Hospital do Humaitá fica na Rua Alfredo Chamas s/nº. Seis médicos plantonistas e três visitadores, além de um profissional que ficará à disposição 24 horas, atenderão as demandas de baixa complexidade. O hospital contará também com diretores clínicos e técnicos, além das chefias, um responsável técnico (enfermeiro) e um administrativo, quatro enfermeiros, 16 auxiliares de enfermagem e cinco assistentes administrativos.                                         

Totem - Pouco antes da estreia da 35ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, foi lançado na praça tom Jobim, um novo serviço para divulgar o artesanato paulista, o  Totem Interativo da Sutaco. A iniciativa é da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf) e da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo.

O equipamento de 2 metros de altura e duas telas de LED de 32 polegadas, permite a visualização da Vitrine Virtual do Artesanato Paulista, que mostra o trabalho dos mais de 90 mil artesãos cadastrados; ter acesso a diversos serviços, também disponíveis no aplicativo Sutaco.

Encenação - O último item da programação deste domingo em comemoração aos 485 anos de São Vicente, a primeira vila do Brasil, foi a estreia da 35ª edição da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, o maior espetáculo em areia de praia e a céu aberto do mundo. Eufórico, o prefeito Pedro Gouvêa, lembrava que pela primeira vez, um ministro da Cultura em exercício prestigiaria uma apresentação da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. O ministro Roberto Freire chegou à Cidade, antes do espetáculo, foi recebido pelo prefeito e por seu cunhado, o vice-governador de São Paulo, Márcio França, os deputados estaduais Caio França e Davi Zaia; a deputada federal Pollyana Gama e outras autoridades, no Salão Nobre do Paço Municipal.

Na arena montada na Praia do Gonzaguinha, a Encenação será realizada até o dia 26, sempre a partir das 20h30. A estreia marcada anteriormente para ontem (sábado), foi cancelada devido ao forte temporal. Assim o espetáculo que seria apresentado somente até dia 25, teve sua última apresentação remarcada para quinta-feira (26).

Este ano, a Encenação conta com a participação do ator Luciano Szafir, que ‘viverá’ o rei D. Manoel, também dos atores Marissol Dias, Rick Moreno, Jairo Martins e os vencedores do concurso 2017, Robson Barbosa e Isabelly Indaui, que vão interpretar Martim Afonso e Ana Pimentel. 

Tem mais - No dia 28, a partir das 11h, está realizada a Regata Martim Afonso de Sousa, com saída da Praça Carlos Antonio Menon, no Gonzaguinha, e às 19h30, acontece o concurso Miss São Vicente, na Faculdade UNIBR (Av. Capitão-mor Aguiar, 798, no Centro). E no dia 29, às 19h, acontece o culto de aniversário na Igreja Batista Peniel (Av. Martins Fontes, 781, no bairro Catiapoã). (Foto: César Morgado/ PMSV)