Poças d'água, muita sujeira e o matagal encobrindo os brinquedos e os jardins. Foi o que a atual Administração Municipal encontrou nas escolas da rede municipal de ensino de Cubatão. Para que os 16 mil alunos possam retornar as aulas no dia 6 de fevereiro, com as escolas em condições de uso, o Serviço de Manutenção de Prédios Públicos iniciou, há uma semana, um grande mutirão de limpeza, neste fim, de semana.
Segundo o diretor de Manutenção da Secretaria Municipal de Obras, Lindomar da Silva Nascimento, as escolas foram encontradas totalmente abandonadas, dando a impressão de que há tempos os prédios não eram utilizados. "Muito mato, todo tipo sujeira e poças d'água. Uma péssima imagem", lamentou.
Informou também que no mutirão de final de semana foi concentrado nos serviços de limpeza geral das escolas, realizando roçagem e capinação das calçadas e praças no entorno das unidades escolares; na parte interna é dada uma atenção especial aos playgrounds e aos jardins.
Durante a semana, os serviços serão direcionados para recuperação de rede elétrica e hidráulica, conserto de telhados, além de limpeza de calhas, galerias e fossas.
O mutirão deste final de semana aconteceu nas escolas das Vilas Natal, Esperança e do Jardim Casqueiro, sob a coordenação do servidor Edilton Barbosa Santos, que tem em sua equipe 12 homens da empresa Terracom e mais 8 trabalhadores voluntários.
A primeira etapa do mutirão atende as escolas da Vila Natal: as UMES D. Pedro I, Aracy Esteves Soares Campos, Luiz Gustavo de Lima, Estado do Tocantins, Maria Rosa da Cruz Maltez da Guarda e Estado do Maranhão. Na Vila Esperança, as UMES Elza dos Santos e Estado de Santa Catarina.
No Jardim Casqueiro, equipe de limpeza está atuando nas UMES Antonio Ortega, Professora Almerinda Monteiro de Carvalho, Padre Manoel da Nóbrega, Estado do Pernambuco e Padre Antonio Olivieri, nas creches Casqueiro, Nossa Senhora de Fátima e Maria do Rosário, além da Praça Vereador João Faustino Alvarenga (Praça do Jambooleiro) e Escola Castelo Branco. (Divulgação/PMC)