Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Cubatão - Mutirão de limpeza prepara escolas para início das aulas

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2017-01-23 -00:21

Cubatão - Mutirão de limpeza prepara escolas para início das aulas

Poças d'água, muita sujeira e o matagal encobrindo os brinquedos e os jardins. Foi o que a atual Administração Municipal encontrou nas escolas da rede municipal de ensino de Cubatão. Para que os 16 mil alunos possam retornar as aulas no dia 6 de fevereiro, com as escolas em condições de uso, o Serviço de Manutenção de Prédios Públicos iniciou, há uma semana, um grande mutirão de limpeza, neste fim, de semana.

Segundo o diretor de Manutenção da Secretaria Municipal de Obras, Lindomar da Silva Nascimento, as escolas foram encontradas totalmente abandonadas, dando a impressão de que há tempos os prédios não eram utilizados. "Muito mato, todo tipo sujeira e poças d'água. Uma péssima imagem", lamentou.

Informou também que no mutirão de final de semana foi concentrado nos serviços de limpeza geral das escolas, realizando roçagem e capinação das calçadas e praças no entorno das unidades escolares; na parte interna é dada uma atenção especial aos playgrounds e aos jardins.

Durante a semana, os serviços serão direcionados para recuperação de rede elétrica e hidráulica, conserto de telhados, além de  limpeza de calhas, galerias e fossas.

O mutirão deste final de semana aconteceu nas escolas das Vilas Natal, Esperança e do Jardim Casqueiro, sob a coordenação do servidor Edilton Barbosa Santos, que tem em sua equipe 12 homens da empresa Terracom e mais 8 trabalhadores voluntários.

A primeira etapa do mutirão atende as escolas da Vila Natal: as UMES D. Pedro I,  Aracy Esteves Soares Campos, Luiz Gustavo de Lima, Estado do Tocantins, Maria Rosa da Cruz Maltez da Guarda e Estado do Maranhão. Na Vila Esperança, as UMES Elza dos Santos e Estado de Santa Catarina.

No Jardim Casqueiro, equipe de limpeza está atuando nas UMES Antonio Ortega, Professora Almerinda Monteiro de Carvalho, Padre Manoel da Nóbrega, Estado do Pernambuco e Padre Antonio Olivieri, nas creches Casqueiro, Nossa Senhora de Fátima e Maria do Rosário, além da Praça Vereador João Faustino Alvarenga (Praça do Jambooleiro) e Escola Castelo Branco. (Divulgação/PMC)