Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Unisanta prepara equipe de Caratê para as Olimpíadas Tóquio 2020

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2017-03-21 -01:30

Unisanta prepara equipe de Caratê para as Olimpíadas Tóquio 2020

Enfatizando novamente a premissa de educação aliada ao esporte, a Universidades Santa Cecília (Unisanta) amplia seu projeto olímpico Tóquio 2020 e apresenta equipe de ponta de caratê. Dentre eles, há campeões pan-americanos, sul-americanos, brasileiros e paulistas, que defendem também a cidade de Santos nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, entre outras competições.

O projeto, uma parceria com a academia Resistência, a Home Life e Fundação Pró-Esporte (Fupes), busca atingir os mesmos resultados que a Universidade alcançou em Maratonas Aquáticas, ao conquistar a primeira medalha no esporte para o País em uma Olimpíada.

“Poucas pessoas acreditavam na maratona aquática. O Santa Cecília desbravou os mares, como o pioneiro, e conseguiu fazer com que este trabalho que começou há anos atrás, através de uma estrela chamada Renata Agondi, se consolidasse com a única medalha brasileira feminina de esportes aquáticos, com Poliana Okimoto, na Rio 2016. E nesta mesma linha o caratê começa uma grande jornada, uma nova trajetória”, afirma Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo da Unisanta.

Marcelo lembra ainda que o caratê será oficializado como esporte olímpico nas próximas Olímpiadas, em Tóquio. “Hoje (neste ano) estamos iniciando o projeto Tóquio 2020, mas ele teve início há quase 40 anos, com uma parceria com o professor Paulo Bartolo, em 1979, quando iniciou um trabalho nas divisões de base, nas escolinhas, nos jogos universitários”.

O técnico de caratê da Resistência/Unisanta/Home Life/Fupes, Paulo Bartholo, enfatiza que, como boa parte dos atletas são formados ou estão cursando Educação Física, facilita muito o entendimento em relação aos treinamentos. A equipe é formada por 21 atletas e 3 técnicos.

Equipe – Entre os destaques da equipe está Érica Santos, Bi-campeã Pan-Americana, nove vezes Campeã Brasileira e 13 vezes Campeã Paulista, entre outros títulos. A atleta é ainda integrante da Seleção Paulista e Brasileira de Caratê e segunda colocada do Ranking Nacional na categoria Sênior – 61kg.

Erica embarca nesta quarta (22) para o Campeonato Brasileiro, que acontece de 23 a 26/3, em Pernambuco. A competição será a única seletiva nacional da categoria Sênior, visando os Jogos Pan-Americanos de Caratê, marcados para agosto, na Argentina.

Outra promessa da modalidade é Brenda Padilha (Sub 21 / -67 kg), aluna da 3ª série do Ensino Médio Colégio Santa Cecília, que carrega em seu currículo os títulos de Campeã Mundial escolar; Vice-Campeã Pan-americana; Campeã Sul-americana; Bicampeã Brasileira; Tetracampeã Paulista. A atleta, que iniciou sua carreira em um projeto social em São Vicente, tem como objetivo os campeonatos, tanto nacionais quanto internacionais, e os Jogos.

Além de Erica e Brenda, fazem parte da equipe Resistência/Unisanta/Home Life/Fupes de Karate, Luana Bueno, Bicampeã Brasileira; Pentacampeã Paulista; Tricampeã dos Jogos Abertos do Interior; Hexacampeã dos Jogos Regionais. Quatro vezes medalhista de bronze em Pan-americanos; Integrante da Seleção Brasileira de Karate (2013 a 2015) e da Seleção Paulista de Karate (2011 a 2016);                                                                                  Rafael Inácio, Vice-Campeão Sul-americano 2015; Campeão da Copa Brasil 2016 (Sub 21); Vice-Campeão da Copa Brasil 2016 (Sênior); Integrante da Seleção Brasileira 2016; Vice-Campeão por equipes dos Jogos Abertos do Interior 2016; Campeão Brasileiro Universitário Individual e Equipes 2015; Campeão Paulista Open 2015;                            Felipe Rocha, Campeão Paulista e Brasileiro 2016; Campeão dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos 2016,Vice-campeão brasileiro por equipe 2016;                                                     Marcos Paulo Andrade, Campeão Brasileiro Universitário 2016; Campeão Paulista 2016, Campeão dos Jogos Regionais 2016 e Vice-campeão dos Jogos abertos 2016, Atleta da seleção brasileira.

Também, alunos do Colégio Santa Cecília (equipe Unisanta) classificados para o Campeonato Paulista, em maio, na Capital: Matheus Bortolomasi – Sub 14 -50kg (Ensino Fundamental II), classificado com ouro; Lourenzo Prieto – Cadete -52kg (Ensino Fundamental II), classificado com ouro; Letícia Carlquist – Sub 14 -40kg (Ensino Fundamental II), classificada com prata; Bruno Paraguay Sub 21 -67kg (3ª série Ensino Médio), classificado com ouro.

O evento contou também com a presença da Reitora e da presidente da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado e Lucia Maria Teixeira, respectivamente, que deixaram mensagens de incentivo à equipe e do secretário adjunto de Esporte de Santos, Paulo Batisti, que lembrou a importância das parcerias público privadas para o desenvolvendo do esporte nacional. (Fotos: Divulgação/Unisanta)