Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Squassoni articula e caminhão do peixe será doado para Guarujá

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2017-04-01 -01:44

Squassoni articula e caminhão do peixe será doado para Guarujá

 

A articulação do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB) junto à Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP), possibilitou que o Caminhão do Peixe voltará a circular em Guarujá. O programa do Governo Federal, oferece pescado a baixo custo, e o Caminhão do Peixe havia parado de circular no município em razão do fim do convênio da Prefeitura com a SAP, no final de 2016. Além de reativar convênio, o veículo será doado ao Município.

O processo foi conduzido pelo deputado Marcelo Squassoni, a pedido do prefeito de Guarujá, Valter Suman, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário da Cidade, Gilberto Benzi. Em contato com o deputado, o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Dayvson Franklin de Souza reativou o convênio com o Município e já encaminhou o pedido de doação do Caminhão à Advocacia Geral da União (AGU).

A tramitação deve ser concluída nas próximas semanas, quando o prefeito e o titular da SAP deverão assinar o termo de doação, em Brasília. “O Caminhão do Peixe é um importante instrumento social que oferece alimentação saudável e a baixo custo. Além disso, fomenta a economia local, por isso tem todo o meu apoio. Todos saem ganhando”, salientou Squassoni.

A tônica do programa é adquirir os produtos diretamente de comunidades locais de pescadores. Por eliminar a figura do atravessador, é possível oferecer por preços mais acessíveis. Em Guarujá – única cidade da Baixada Santista a contar com o Caminhão do Peixe – o convênio se dá por meio de parceria com a Associação de Cooperação Pérolas do Guarujá (Acoopeg). (Divulgação)