Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Mutirão da Saúde na Beneficência Portuguesa

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2017-04-03 -11:31

Mutirão da Saúde na Beneficência Portuguesa

 

Estão sendo realizados na Beneficência Portuguesa de Santos, exames médicos solicitados pela rede municipal de atendimento, com o objetivo de zerar a fila de espera para cerca de 2.500 pacientes.

O convênio com a Prefeitura de Santos é específico para eletrocardiograma (ECG) e testes ergométricos. A parceria firmada (Prefeitura e Beneficência) prevê a realização de exames para os pacientes dos Ambulatórios de Especialidades (Ambesp) da Região Central Histórica e da Zona Noroeste da cidade. Esses procedimentos são importantes para detectar e prevenir doenças cardíacas.

Mutirões – Neste fim de semana foram realizados mutirões, atendendo mais de 300 pessoas que passaram por testes ergométricos, dentro do programa ‘Meta 30’ da Prefeitura. No sábado (1º), a partir das 13h, 179 pessoas foram submetidas ao teste ergométrico e no domingo (2), também, a partir do mesmo horário, mais 140 pacientes passarão pelo procedimento. Das 404 pessoas que aguardavam a realização do Ergométrico, de acordo com a relação de espera encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde e contatadas pela Beneficência, 334 compareceram para o exame, sendo 319 nos mutirões, mais 15 testes realizado dia 28 de março, data de início do programa “Meta 30”.

No dia 27 foram realizados 15 testes, neste sábado (1º) 187 e, no domingo, 182 pessoas confirmaram presença. Segundo o hospital, da próxima segunda (3) até sexta (7), das 8h às 17h, serão agendados mais 50 ergométricos e 50 eletrocardiogramas por dia.

Eletrocardiograma – O convênio entre Prefeitura e Beneficência prevê, além do teste ergométrico, o eletrocardiograma que a partir desta segunda-feira (3), deve atender 50 pacientes por dia, a partir das 8h. Este é o procedimento de maior demanda, cerca de 2000 pessoas.

O presidente da Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana, presente no início do programa, dia 28 de março às 17h, quando foram realizados 15 ergométricos e 10 eletrocardiogramas e nos mutirões desse fim de semana, ressalta que o objetivo da parceria é “Colaborar para zerar a fila de espera para a realização dos exames médicos para detectar e prevenir doenças cardíacas, solicitados por dois ambulatórios de especialidades (Ambesp) da Região Central Histórica e da Zona Noroeste. Esta é mais uma ação que reafirma o caráter filantrópico da Beneficência”.

Os procedimentos contratados dentro do convênio com o hospital e terão como referência de pagamento a tabela do SUS-Serviço Único de Saúde. Na Beneficência os exames são realizados no Ambulatório (Rua Monsenhor Paula Rodrigues, 200). O nome do programa “Meta 30” da Prefeitura de Santos é baseado no objetivo da Administração de que até o final do ano, todos os exames na rede municipal de saúde sejam realizados no prazo de até 30 dias a partir do pedido do médico.

Na Beneficência os exames são realizados no Ambulatório (Rua Monsenhor Paula Rodrigues, 200).

(fotos: Raimundo Rosa/PMS)