Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Projeto sociocultural atende 40 jovens a partir de 12 anos de idade

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2017-04-05 -23:38

Projeto sociocultural atende 40 jovens a partir de 12 anos de idade

  
A Orquestra Cubatão Sinfonia será lançada oficialmente no próximo dia 10, às 19 h, no Bloco Cultural do Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro) em uma apresentação musical recheada de repertório popular. A Orquestra, que entra em seu segundo ano de atuação, é o projeto caçula do Programa Cubatão Sinfonia. Surgiu como uma oportunidade de reunir jovens já iniciados na música erudita. O trabalho é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, por meio do ProAC ICMS, através dos parceiros Usiminas e Unipar-Carbocloro, com apoio da Secretaria de Cultura de Cubatão, Instituto Cultural Usiminas e Governo do Estado de São Paulo.

A orquestra é composta por 40 integrantes, divididos em naipes de cordas, sopros (madeiras e metais) e percussão. Na formação, 20% dos alunos são do Programa Cubatão Sinfonia, que participam com o intuito de que suas habilidades sejam desenvolvidas na coletividade. Outras 70% das vagas são destinadas aos demais músicos-alunos pré-avaliados de outras instituições musicais, ONGs, projetos culturais, escolas de música, conservatórios e estudo de música de forma privada. As demais 10% das vagas serão destinadas a alunos-músicos suplentes, que serão estagiários.

O objetivo é viabilizar e incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, desmitificando as diversas áreas musicais e formalizando a união de todos os alunos que frequentam regularmente as aulas teóricas. Podem participar moradores de Cubatão e de outras cidades da região, especialmente aqueles inseridos em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais.

A orquestra veio depois do Programa Cubatão Sinfonia - projeto sociocultural que atende por meio da música crianças e adolescentes das Cotas e outros núcleos próximos, todos de vulnerabilidade social. Com o crescimento técnico e pessoal dos alunos do Cubatão Sinfonia, a direção do programa entendeu que era necessário criar um outro projeto, desta vez uma orquestra, com objetivo maior de apresentações e trabalho em grupo, direcionado para estudantes de nível técnico-musical intermediário, aliado a jovens de fora do programa.

Vale lembrar que o Cubatão Sinfonia funciona em uma sede própria, na Av. Principal, 1016, no coração da Cota 200. São aulas de música, expressão corporal e fanfarra, incorporadas à escola estadual Maria Helena, daquele núcleo. O programa é realizado por meio de patrocínio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e já recebeu o selo Itaú-Unicef como uma das iniciativas bem sucedidas no campo da Educação e Cultura. (Divulgação/PMC)