Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Anvisa amplia atendimento no Porto de Santos

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2017-07-04 -02:36

Anvisa amplia atendimento no Porto de Santos

 Após solicitação do deputado federal João Paulo Papa (PSDB-SP) ao Governo Federal, o posto da Anvisa do Porto de Santos passou a efetuar liberações dos certificados de Livres Práticas, diariamente, das 7h às 19h, incluindo finais de semana e feriados.

A ação teve início nesta segunda-feira (3), e vai agilizar embarque e desembarque de cargas.

A solicitação que chegou ao deputado por meio de sindicatos da área portuária era uma reclamação antiga dos operadores portuários, que foi levada ao parlamentar pelos presidentes dos sindicatos dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS), Nívio Peres, e das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque.

“A limitação do horário de inspeção dos navios na barra de Santos dificultava as operações no Porto, pois elas aconteciam até 16h, sempre durante a semana. Isso gerava um efeito cascata: o navio ficava mais tempo atracado, pagando mais taxas e o custo subia. O resultado era a perda de competitividade do complexo portuário santista, mediante outros portos brasileiros”, detalhou Papa. “Com mais agilidade, movimentamos mais cargas e geramos mais empregos”, continuou lembrando que, após conversar com os representantes dos sindicatos no escritório político de Santos, levou o pleito à Anvisa, que acolheu o pedido do deputado.

“Agradeço o contato feito pelos presidentes, que demonstraram total confiança no trabalho, e também agradeço a atenção do diretor de Monitoramento e Controle Sanitários da Anvisa, José Carlos Magalhães da Silva Moutinho, que me recebeu em Brasília e entendeu a importância da solicitação. O sistema portuário nacional é um dos pontos centrais da economia, e o Porto de Santos é o destaque. Essas ações, certamente, resultarão em avanços para o cais santista”, finalizou Papa.

 

*Na foto (Divulgação), o deputado Papa e representantes dos sindicatos, em reunião visando a mudança de horário de posto da Anvisa no Porto de Santos