Em greve desde quarta-feira (6), os 61 motoristas e demais trabalhadores da
empresa Beira Mar, que faz o transporte coletivo de Mongaguá, retornarão
parcialmente ao serviço na segunda-feira (11).
Como receberam o vale-refeição e a cesta-básica na noite de sexta-feira (8),
eles decidiram, em assembleia neste sábado (9), retomar apenas o transporte
dos estudantes da rede pública, com 14 veículos. Enquanto a empresa não pagar os salários de agosto, os 12 ônibus urbanos, responsáveis pelo transporte de 12 mil passageiros por dia, ficarão na garagem.
Segundo o vice-presidente do sindicato dos trabalhadores em transportes Rodoviários de Santos e região, José Alberto Torres Simões ‘Betinho’, “A categoria deu um voto de confiança no patrão. Os companheiros não deixarão os 600 alunos das escolas municipais e estaduais na mão. Eles acreditaram na vontade da empresa de regularizar o problema” diz o sindicalista.
Betinho anuncia que a assembleia marcada para as 8 horas de segunda-feira (11), na portaria da empresa, avaliará o resultado dos cinco dias de greve. Ele recorda que os empregados tiveram reunião com a Beira Mar na última quinta-feira (31) de agosto, quando ela prometeu pagar os atrasados na segunda (5).
“Como não cumpriu o prometido os trabalhadores paralisaram os serviços, na manhã de quarta (6). E chamaram a diretoria do sindicato” explica Betinho.
A direção sindical fez imediatamente uma assembleia, diante da garagem (foto), que
decidiu manter a paralisação até o pagamento dos atrasados. São 41 motoristas, sete trabalhadores de manutenção, cinco administrativos, quatro de fiscalização e quatro de limpeza. Pelo mesmo motivo, eles paralisaram os serviços por um dia, em 13 de março.
(Divulgação)