Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Empresário Armenio Mendes faleceu nesta sexta

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2017-10-13 -18:53

Empresário Armenio Mendes faleceu nesta sexta

 

O empresário Armênio Mendes morreu na manhã desta sexta-feira (13), aos 73 anos, após luta contra um câncer. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e seu corpo será velado na Prefeitura de Santos.

Nascido no dia 2 de agosto de 1944, em Chão de Couce (Conselho de Ancião), distrito de Leiria, saiu de Portugal em 1963, quando o país estava em guerra contra colônias africanas e chegou ao Porto de Santos com 18 anos. Inicialmente foi morar com um tio que já residia em Vicente de Carvalho. Seu primeiro emprego foi em um estaleiro local, depois trabalhou fazendo aterros com um caminhão basculante. Sua vida como empresário começou ainda em Vicente de Carvalho quando montou um a oficina de bicicletas que funcionava diuturnamente; ele inclusive dormia no local.

Menos de três anos depois de sua chegada ao Brasil, passou a se dedicar à construção civil, atividade que aprendeu com seu avô ainda na infância e seu primeiro empreendimento foi em Guarujá, um edifício de três andares, dando início às atividades do Grupo Mendes que nas últimas quatro décadas domina o setor na Baixada Santista, com edificações para as mais diferentes finalidades (residencial, empresarial, comercial, hotelaria e voltada para área do entretenimento) mudando a ‘cara’ da região, especialmente em Santos, onde funciona a sede da empresa criada por ele em 1965.

O último empreendimento de Armenio Mendes foi o Praiamar Corporate, inaugurado em abril deste ano  no bairro  Aparecida, em Santos. O empreendimento que abriga a primeira unidade do restaurante norte-americano Outback Steakhouse na região é um prédio de 15 andares do Hotel Sheraton, (dez andares com apartamentos de um e dois quartos com medidas entre 66 m² e 106 m², cinco níveis de garagem, três helipontos e um hangar; os andares restante destinam-se a salas comerciais). Esse empreendimento gerou polêmica em função da votação do projeto junto à Câmara Municipal, uma vez que a construção de uma passarela sobre via pública ligando o novo prédio a outro empreendimento do empresário, o Shopping Praia Mar.

O velório aberto ao público, está previsto para ocorrer a partir das 20h, desta sexta, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos. O sepultamento do empresário será realizado às 21h, de amanhã, sábado (14), na Memorial Necrópole Ecumênica da Cidade.

Consul Honorário de Portugal, Armenio (sem acento circunflexo, como nos explicou em 2008, em solenidade realizada na Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, onde foi presidente do Conselho Deliberativo) deixa a mulher, Celeste, os filhos Paulo, Alex e Carina e netos. (Foto: Divulgação)