Notícias
Tempos Modernos em dose dupla nesta quinta-feira

A intervenção "Tempos Modernos", com a criadora em dança Jeanice Ferreira, acompanhada por Alessandro Atanes, em que duas personagens deixam um filme mudo para passear por ruas, parques e espaços urbanos, será realizada pela primeira vez desde que foi criada em conjunto com a exibição do filme "Tempos Modernos" (1936), de Charles Chaplin.
A dobradinha ocorre nesta quinta-feira (30), a partir das 19 horas, junto ao Bar Prato Certo, na esquina da Rua Silva Jardim com a Emílio Ribas, perto do campus da Unifesp, por meio do projeto Vila Mathias Invisível, que vem realizando projeções de filmes e atividades na região em torno da universidade.
Jeanice e Alessandro, eles mesmos moradores da Vila Mathias, são artistas residentes do Laboratório de Sensibilidades da Unifesp e tem realizado nos últimos anos uma série de atividades junto ao local.
Tempos Modernos
Duas personagens vindas de um filme a caminham por ruas, praças e cenários da cidade. Sua movimentação é lenta, plena de pausas contemplativas, e busca a interação com a o espaço urbano. Esse mover-se de “outro tempo” cria um contraponto à aceleração constante atual, como nota-se em áreas de circulação de edifícios públicos como o próprio museu.
Assim como no filme “Tempos Modernos”, passamos por uma nova fase de promessas do progresso, como, por exemplo, com a tecnologia digital. Apesar de suas funcionalidades, o uso constante de aparelhos eletrônicos estimula uma ansiedade, uma busca incessante que acelera ainda mais o tempo, tornando ainda mais aguda nos dias de hoje a crítica do filme de Chaplin.
Leia o diário de Tempos Modernos em:
Crédito: Maurice Peirotte
Crédito: Alessandro Atanes, jornalista