Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Tempos Modernos em dose dupla nesta quinta-feira

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2017-11-29 -12:34

Tempos Modernos em dose dupla nesta quinta-feira

A intervenção "Tempos Modernos", com a criadora em dança Jeanice Ferreira, acompanhada por Alessandro Atanes, em que duas personagens deixam um filme mudo para passear por ruas, parques e espaços urbanos, será realizada pela primeira vez desde que foi criada em conjunto com a exibição do filme "Tempos Modernos" (1936), de Charles Chaplin.


A dobradinha ocorre nesta quinta-feira (30), a partir das 19 horas, junto ao Bar Prato Certo, na esquina da Rua Silva Jardim com a Emílio Ribas, perto do campus da Unifesp, por meio do projeto Vila Mathias Invisível, que vem realizando projeções de filmes e atividades na região em torno da universidade. 

Jeanice e Alessandro, eles mesmos moradores da Vila Mathias, são artistas residentes do Laboratório de Sensibilidades da Unifesp e tem realizado nos últimos anos uma série de atividades junto ao local.

Tempos Modernos
Duas personagens vindas de um filme a caminham por ruas, praças e cenários da cidade. Sua movimentação é lenta, plena de pausas contemplativas, e busca a interação com a o espaço urbano. Esse mover-se de “outro tempo” cria um contraponto à aceleração constante atual, como nota-se em áreas de circulação de edifícios públicos como o próprio museu.
 
Assim como no filme “Tempos Modernos”, passamos por uma nova fase de promessas do progresso, como, por exemplo, com a tecnologia digital. Apesar de suas funcionalidades, o uso constante de aparelhos eletrônicos estimula uma ansiedade, uma busca incessante que acelera ainda mais o tempo, tornando ainda mais aguda nos dias de hoje a crítica do filme de Chaplin.
 
Saiba mais em:
http://jeaniceferreira.wixsite.com/temposmodernos/about
 
Leia o diário de Tempos Modernos em:
http://jeaniceferreira.wixsite.com/temposmodernos/blog
 
Crédito: Maurice Peirotte 
Crédito: Alessandro Atanes, jornalista