Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Exposição de presépios do Santuário do Valongo

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2017-12-09 -23:32

Exposição de presépios do Santuário do Valongo

 

 A tradicional exposição internacional de presépios do Santuário de Santo Antônio do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 13) tem início hoje (9), com 35 presépios de artistas do Brasil e do exterior.

Em sua 24ª edição, a exposição terá como novidade este ano um presépio feito em tamanho real, confeccionado em MDF vazado, pelo artista plástico Anderson Oliveira Camargo. O trabalho durou quatro meses e está enchendo o artista de expectativa. “Acredito que o público irá interagir com as peças, pois, diferente dos presépios menores, todo mundo poderá tocar e tirar fotos ao lado dos personagens”.

Até o dia 28 de janeiro, o público poderá conferir o olhar estrangeiro da cena do nascimento do Menino Jesus, por meio das obras produzidas em Portugal, Colômbia, Panamá, Angola, República Theca e Malta.

 A montagem de presépios é uma antiga tradição, criada por São Francisco de Assis, em 1224, na cidade de Greccio na Itália. A palavra presépio significa em hebraico "a manjedoura dos animais", mas o termo também é usado com frequência para indicar o próprio estábulo. No ano passado, a mostra no Santuário do Valongo foi visitada por cerca de 15 mil pessoas.

A exposição de presépios do Santuário do Valongo pode ser conferida, gratuitamente, de terça a domingo, das 10h às 18h30.(Foto: Susan Hortas/Divulgação)