Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Sabesp entrega 90 mil economizadores de água

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2018-01-18 -17:27

Sabesp entrega 90 mil economizadores de água

 A ação “Guardião das Águas”, da Sabesp, chegou às cidades de Santos e São Vicente nesta terça-feira (16) e distribuirá, até a semana do Carnaval, cerca de 90 mil economizadores de água para torneiras. A campanha visa ajudar os imóveis onde há alta significativa no consumo durante a alta temporada.

A meta é visitar 5 mil imóveis nos dois municípios, entre eles, aproximadamente 3.400 prédios e condomínios residenciais, além de 1.600 estabelecimentos comerciais como hotéis e restaurantes.

As visitas acontecem de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 13 h e incluem a instalação de cartazes com dicas de consumo e de como manter as caixas d’água limpas – certificar-se que ela possui o tamanho adequado ao número de ocupantes do imóvel –, e ainda, como fazer a revisão das instalações hidráulicas internas, entre outras.

No Guarujá, onde ocorreu a primeira fase da ação, foram distribuídos mais de 50 mil economizadores.  Os condomínios que se envolveram e aderiram às boas práticas de consumo após as orientações, 62 no total, foram presenteados com os certificados “Guardião das Águas”. O mesmo prêmio simbólico será concedido aos bons exemplos de Santos e São Vicente.

As equipes da campanha iniciaram os trabalhos esta semana pela Ponta da Praia, em Santos, e se deslocarão em esquema de varredura até a cidade de São Vicente, onde devem encerrar as visitas em 16 de fevereiro. Os promotores estão uniformizados com a camiseta da campanha e identificados com crachá com foto, logo e RG (foto). Os “Guardiões das Águas” estarão acompanhados de uma van também identificada.

Quem não for visitado, pode acessar o material da campanha no site da Sabesp através do link http://site.sabesp.com.br/uploads/file/asabesp_doctos/cartaz_guardioes_dicas_economia.pdf

 

Confira algumas dicas:

- Verifique se a fatura de água está com o pagamento em dia;

- Caso tenha alugado um imóvel, certifique-se que o registro encontra-se aberto;

- Verifique as instalações internas (canos), limpeza periódica e dimensão da caixa d’água;

- Em caso de problemas com abastecimento, ligue gratuitamente para a Central de Atendimento, que funciona 24 horas pelo 195;

- O consumo de água aumentou sem que houvesse grandes mudanças dentro de casa? Verifique a existência de vazamentos internos, a eficiência dos equipamentos domiciliares no seu imóvel e seus hábitos;

- Para os moradores, o monitoramento periódico do registro de consumo possibilita identificar rapidamente um aumento causado por vazamento interno, sem ser preciso esperar a próxima conta. A ação corretiva pode ser adotada rapidamente, evitando desperdício. Quando uma alta do consumo é identificada pela Sabesp, na fatura do imóvel vai impressa uma mensagem que indica a importância de verificação das instalações hidráulicas internas;

- Grande vilão no desperdício de água de uma residência, o banheiro representa 63% de toda água consumida. O chuveiro e a bacia sanitária, juntos, representam 57% do consumido. Para isso existem equipamentos, como a bacia com caixa acoplada, que reduz a utilização de água na descarga. Também é possível colocar um restritor de vazão no chuveiro e na torneira, que contribui para economia da água utilizada.(Divulgação/Sabesp)