Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

No aniversário de São Vicente, Missa na arena

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2018-01-21 -23:18

 No aniversário de São Vicente, Missa na arena

  A Arena da Biquinha, onde está acontece todas as noites a Encenação da Fundação da Vila, é o local escolhido para celebrar nesta segunda-feira (22) a missa em homenagem aos 486 anos da Cidade. Essa é a primeira vez que a celebração acontece fora da Igreja Matriz. Também é comemorado o dia do Santo São Vicente Martir, padroeiro da Cidade.

Esse ano, a celebração será em Ação de Graças à canonização do Santo André de Soveral. Às 10h, terá início à missa que será presidida pelo Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer junto com o Bispo Diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa. Os bispos Dom Pedro Luiz Stringhini de Mogi das cruzes e Dom Pedro Carlos Cipolini de Santo André, também têm presenças confirmadas.

Para o padre Renan Fonseca, pároco responsável pela Igreja Matriz da Cidade, a expectativa é das melhores. “Padres, Diáconos, Seminaristas e principalmente o público devem fazer uma grande celebração na Arena”.

André de Soveral - nasceu em 1572, quatro décadas após a Fundação da Vila de São Vicente. Ele foi batizado na igreja-matriz da cidade e discípulo de São José de Anchieta. Em 16 de julho de 1645, o Padre André e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares.

Os fiéis estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de Canguaretama, nas proximidades de Natal (RN).

No dia 15 de Outubro de 2017, André de Soveral e outros 29 missionários foram canonizados pelo Papa Francisco, no Vaticano.

 

Show da cantora Sandra de Sá

Em comemoração ao aniversário da Cidade, nesta segunda, 22 de janeiro, munícipes e turistas poderão aproveitar a última atração do Litoral Music Festival: a cantora Sandra de Sá. O show será realizado nas areias da Praia do Itararé. Os portões abrem às 20h.

Além do show, haverá o quarto dia da 36° edição da Encenação da Vila de São Vicente, na Praia do Gonzaguinha. Os ingressos estão sendo vendidos em quatro pontos: Prefeitura de São Vicente (das 9h às 17h), Subprefeitura (das 9h às 17h), Posto de Informações Turísticas (PIT) Gonzaguinha / Praça Tom Jobim (das 9h às 20h) e Shopping Brisamar, em frente à loja Ri-happy (das 10h às 22h).

Expediente –Nesta segunda (22) fica suspenso o atendimento ao público na Prefeitura (Rua Frei Gaspar, 384), Complexo Administrativo Municipal (Rua José Bonifácio, 404 – Centro) e demais secretarias e departamentos administrativos.

LIMPEZA - Coleta Domiciliar – Normal ;Coleta Seletiva – Normal; Cata Treco – Agendamento pelos telefones (13) 3464-7158 / 3462-9740 e retirada de material retornam na terça (23); Varrição – acontece normalmente nas praias e Centro, com reforço da Operação Verão; Ecopontos – Fecham na segunda. Endereços: Rua Juiz de Fora, 48, na Vila Voturuá; Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco.

SAÚDE - Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e de serviços de atendimento especializado não funcionam. Permanecem com atendimento normal os serviços 24h do SAMU 192, Maternidade Municipal, Hospital Municipal, Hospital Olavo Horneaux de Moura (Humaitá), pronto-atendimentos do Parque das Bandeiras e Humaitá e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mater.

EDUCAÇÃO - Escolas e creches da rede municipal param na segunda e retornam às atividades na terça (23).

TURISMO - O Parque Ecológico Voturuá fecha sempre às segundas, para serviços de manutenção.

FEIRAS - Feiras livres são realizadas sempre de terça a domingo. (Divulgação/PMSV)