Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Missa reúne mais de mil fiéis na Arena da Encenação

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2018-01-23 -18:14

Missa reúne mais de mil fiéis na Arena da Encenação

 Palco da 36ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, a arena montada na Praia da Biquinha (Gonzaguinha) recebeu mais de mil fiéis que acompanharam na manhã desta segunda-feira (22) a celebração da missa em homenagem ao aniversário de 486 anos da Cellula Mater da Nacionalidade.

Pela primeira vez, a celebração aconteceu fora da Igreja Matriz. “É uma grande alegria estarmos aqui celebrando esta missa a São Vicente Mártir e ao padre André de Soveral, canonizado pelo Papa Francisco”, iniciou o Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, convidando todos a celebrar o momento com grande fé e devoção.

No início da cerimônia, o prefeito Pedro Gouvêa agradeceu a Cúria Diocesa. “É uma alegria termos aqui o cardeal de São Paulo nesse momento tão importante que é o aniversário de nossa cidade”. A vice-prefeita Maria de Lourdes Oliveira fez a primeira leitura do Livro da Sabedoria, abrindo a liturgia da palavra.

Também participaram do ato religioso os bispos Dom Tarcísio Scaramusa, de Santos; Dom Pedro Luiz Stringhini, de Mogi das Cruzes; Dom Pedro Carlos Cipolini, de Santo André; e o padre Renan Fonseca, pároco responsável pela Igreja Matriz de São Vicente.

Estiveram presentes os deputados estaduais Caio França e Paulo Corrêa Jr; a professora Lúcia França, representando o vice-governador, Márcio França; o vice-prefeito de Santos, Sandoval Soares; o vereador santista, Geonisio “Boquinha” Aguiar; vereadores de São Vicente; secretários municipais e demais autoridades.

André de Soveral - Nasceu em 1572, quatro décadas após a Fundação da Vila de São Vicente. Ele foi batizado na igreja-matriz da cidade e discípulo de São José de Anchieta. Em 16 de julho de 1645, o Padre André e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de Canguaretama, nas proximidades de Natal (RN). No dia 15 de outubro de 2017, André de Soveral e outros 29 missionários foram canonizados pelo Papa Francisco, no Vaticano. (Divulgação/PMSV)