Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Brasileiro bate recorde e vence Descida das Escadas de Santos após nove anos

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2018-03-05 -13:14

Brasileiro bate recorde e vence Descida das Escadas de Santos após nove anos

 Depois de um jejum de nove anos, um brasileiro volta a subir no lugar mais alto do pódio com a coroa de Rei da Descida das Escadas de Santos, a maior competição de downhill urbano do Brasil. Gabriel Giovannini, de 25 anos, bateu, inclusive, o tempo recorde da prova, que era do espanhol Javier Guijarro (58seg377).
Mesmo após uma descida difícil - com direito a uma escapada dos pés e estouro do pneu traseiro, bem na última curva, ele desceu os 514 degraus em 56seg435. “Eu tive um erro bem feio. Achei que não ia dar, mas, graças a Deus, acabou dando tudo certo. Esse evento é tradicional no Brasil e, também, no cenário internacional. Por isso, é muito bom ganhar aqui”, comemora o novo recordista, que mora em Indaiatuba (SP).

Este ano, foram feitas duas mudanças no trajeto do Morro do Pacheco, em Santos. Isso porque uma casa foi construída perto do circuito e uma curva de terra precisou ser substituída, após a edificação de um muro. Ou seja, a expectativa era de que o trajeto sofresse um pouco de lentidão, o que não aconteceu.
“Fizemos essas adaptações para não diminuir tanto a agilidade da prova. E correu tudo bem. Fomos até coroados com este novo recorde do Gabriel, que também é nosso, é do Brasil”, explica Marcelo Coelho, organizador do evento e presidente da Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB).

Rainha da prova
No feminino, a Rainha da Descida das Escadas de Santos é Bruna Ulrich, de 27 anos. A piloto foi a melhor no qualify, no último sábado (3), e repetiu a marca neste domingo (4), com um tempo ainda menor: 1min15seg659. A catarinense levantou o troféu de campeã, com a diferença de pouco mais de 17 segundos para a segunda colocada.
“Para nós, meninas, principalmente, é bem desafiador. Eu estou feliz de ter vencido a prova: é meu primeiro título nessa competição. É um dos eventos mais alucinantes do nosso circuito”, celebra Bruna.

 

Parceria
A Descida das Escadas de Santos 2018 tem patrocínio da Decolar.com, Bradesco, Motorola, Shimano, Riachuelo, Lorenzetti, Ecovias, Yamaha e Marata, Gelog, Porto de Santos e conta com apoio do Instituto Amigos do Pacheco, Prefeitura Municipal de Santos, Ministério do Esporte, Governo do Estado de São Paulo. A idealização é da Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB).

Classificação masculino
1 – Gabriel Giovannini (56.435)
2 – Lucas Eduardo Borba (57.302)
3 – Bruno Silva Pinto (58.041)
4 – Wallace Miranda (58.355)
5 – Frederico Vieira (58.602)

Classificação feminino
1 – Bruna Ulrich (1:15.659)
2 – Patricia Loureiro (1:32.256)
3 – Amanda Dutra Santos (1:35.813)

Crédito: Divulgação

Fotos: Marcus Cabaleiro