Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Governador Márcio França encerra Congresso dos Municípios

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2018-04-08 -23:30

Governador Márcio França encerra Congresso dos Municípios

 Bastante festejado o governador de São Paulo, Márcio França, participou do encerramento do 62° Congresso Estadual de Municípios, em Santos e prometeu investir em projetos sociais e em iniciativas voltadas à juventude, além de assegurar um olhar especial para São Vicente e Região durante seu curto mandato. Segundo o governador gostaria muito de se dedicar à questão da juventude, como alistamento civil, ampliação das vagas universitárias, criar algum instrumento para que Etecs, Fatecs e universidades possam ter alunos e chance de poder sobreviver.

França destacou algumas ações implantadas por ele em convênios com municípios, todas voltadas à formação de jovens, como os polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a abertura da Escola de Técnicas de Economia Criativa (Etecri), lembrando que muitos estudantes passam em vestibulares, mas a evasão é uma constante, especialmente por problemas financeiros.

Alistamento – Outra proposta do governador com referências em São Vicente, onde começou sua vida política, foi vereador e prefeito, ambos os cargos duas vezes consecutivas e de onde teve a base para a eleição a Deputado Federal (também duas vezes seguidas) é o alistamento civil, por meio do o projeto “Jovens em Exercício do Programa de Orientação Municipal”, que vigorou por mais de uma década na cidade. Esse programa comprovadamente fez com que os índices de criminalidade entre a juventude despencassem em São Vicente, considerada à época, a terceira cidade mais violenta do Estado.

“Basicamente, você dá uma oportunidade para o jovem vulnerável. Quando ele faz 18 anos, vai fazer alistamento militar e ele não tem condições financeiras de sobreviver. Então, ele é dispensado do Exército. Nós trazíamos esse jovem para trabalhar durante um ano, fazia um curso técnico obrigatório e voltava a estudar”, explicou o governador. 

Além desses projetos, França, falou sobre a ligação Santos Guarujá que tanto se falou nos últimos anos, adiantando que pretende deixar todo o processo adiantado para que o projeto de uma ponte e não um tunel como vinha sendo discutido, saia do papel.

Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência da República, além de elogiar o novo governador, lhe hipotecou apoio, cumprimentando-o pelo trabalho que realizou em São Vicente, quando foi prefeito da cidade (1997/2005).

Agenda – Márcio França que permaneceu na região, cumprirá seu primeiro compromisso público oficial como governador em São Vicente, onde manterá residência. Nesta segunda-feira (9), estará às 12h30, no México 70 para acompanhar as obras de desobstrução e recuperação do canal do Meio. (Foto: Cesar Morgado/PMSV)