Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Fortaleza de Itaipu: mais de um século de histórias

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2018-04-18 -11:44

Fortaleza de Itaipu: mais de um século de histórias

 Um dos principais pontos turísticos de Praia Grande conta com mais de um século de histórias. A Fortaleza de Itaipu teve sua construção iniciada em 1902 e é constituída por três fortes - Jurubatuba, Rego Barros e Duque de Caxias. As instalações têm importância decisiva na defesa do litoral brasileiro, participando de momentos históricos do País, como na Revolução Paulista de 1932.

Interessados em conhecer o local, cercado de belezas naturais, devem estar atentos. As visitas ocorrem aos sábados, em três horários, 10, 12 e 14 horas, ao preço de R$ 5,00. O trajeto é feito obrigatoriamente de carro. Cada horário comporta quinze veículos. Informações através do telefone 3473-2511.

A área ocupada pela Fortaleza de Itaipu, de 2,4 milhões de metros quadrados, faz parte do Parque Estadual Xixová-Japuí, que abriga vasta riqueza em flora e fauna, como orquídeas de diversas espécies, bromélias, borboletas, saruês e lagartos.

Atualmente, mesmo mantendo intensa atividade militar, impulsionada pelo recebimento de armamentos de última geração, a Fortaleza convive em perfeita integração com a natureza e a comunidade local, abrindo suas dependências para eventos, passeios e atividades educativas e culturais.

Curiosidade - Poucas pessoas sabem, mas Pelé, rei do futebol e maior atleta do século XX, foi recruta na Fortaleza de Itaipu em 1959, quando prestou serviço militar. Na época, o agora ex-atleta já era consagrado. Um ano antes havia conquistado a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira de Futebol, na Suécia, onde o mundo passou a conhecer seu talento.

Crédito: Subsecretaria de Comunicação / PMPG

Fotos: Fred Casa Grande / PMPG