Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Centro Português impressiona visitantes

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2018-04-21 -12:19

Centro Português impressiona visitantes

O primeiro grupo de passageiros da Linha Conheça Santos a conhecer o Centro Cultural Português, na manhã deste sábado (21) ficou impressionado com a beleza do local. O prédio, o único em estilo neomanuelino do Estado de São Paulo, entrou na rota de visitação do city tour, que a cada final de semana leva turistas e santistas a um equipamento turístico-cultural diferente da cidade.  

Curiosidades - O grupo contou com a monitoria de Wallacy Rodrigues, do Centro Cultural Português, que destacou a história e muitas curiosidades do prédio. Entre elas, a existência de cabos de aço para sustentar as telas que formam o teto do Salão Camoniano, o que facilita a manutenção das pinturas, e uma edição de 1880 de Os Lusíadas, de Camões, com dedicatória a D. Pedro II, que Wallacy, com as mãos protegidas por luvas, manuseou cuidadosamente para mostrar as páginas filetadas a ouro e as ilustrações, desenhadas à mão.

City tour – O Centro Cultural Português será o ponto de visitação também neste domingo (22). A Linha Conheça Santos circula aos sábados e domingos, com saída às 10h e 14h do Posto de Informações Turísticas do Gonzaga (funciona no Posto de Salvamento 3). No passeio panorâmico de 2h30 de duração, com passagem a R$ 15,00, estão 40 locais de interesse turístico-cultural e uma parada para visitação, com cerca de 40 minutos.

No roteiro, estão cerca de 40 locais de interesse turístico-cultural, destacados por um guia de turismo da Setur (Secretaria de Turismo), que acompanha todo o passeio. Não há necessidade de prévio agendamento e a passagem é paga diretamente ao motorista.

O Centro Cultural Português fica na Rua Amador Bueno, 188, Centro Histórico. (Fotos: Divulgação)