Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Atletismo perde Maria dos Remédios

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2018-05-10 -22:20

Atletismo perde Maria dos Remédios

 O esporte da região está de luto. Morreu nesta quarta-feira (9), a atleta Maria dos Remédios Castro, de 48 anos, vítima de uma parada cardíaca no Hospital São Lucas, onde foi atendida após passar mal.

Formada em Educação Física pela Unimes, Maria dos Remédios acumulou em sua vida esportiva diversos títulos no pedestrianismo e no domingo passado (6), foi homenageada com a “Corrida do Trabalhador – Maria dos Remédios”, realizada na Praia do Itararé, em São Vicente, prova que arrecadou quase uma tonelada de alimentos destinados ao Fundo Social de Solidariedade desse município.

Trajetória – Nascida em São Luís (MA) e radicada em São Vicente, Maria dos Remédios começou a correr aos 22 anos. Inicialmente, dividia o esporte com atividades que lhe garantiam remuneração. Neste contexto, foi babá, massagista, passadeira de roupas e empregada doméstica. Apaixonada pelo esporte conseguiu patrocinadores e, com muito esforço, concluiu a faculdade de Educação Física.

Os resultados positivos na carreira de atleta confirmavam a vocação. Conquistou seis vezes o Campeonato Santista de Pedestrianismo. Em 2012, alcançou aquilo que ela própria considerou o auge da carreira: medalha de ouro na Meia Maratona A Tribuna – Praia Grande.  Na ocasião, aos 43 anos, chegou a declarar. “Agora, sim, me considero uma atleta de elite. Até então, não conseguia me ver dessa forma”.

Chefe de departamento da Secretaria de Esportes (Sespor) de São Vicente, dentre as  práticas positivas desenvolvidas pela atleta junto à Secretaria de Esportes, destaque para o projeto de aula de dança pública para mulheres, com atividades semanais na Praça Tom Jobim.

Maria dos Remédios, que viveu 12 anos na roça maranhense, morava em São Vicente deixou uma imagem de superação e força. “Venceu obstáculos da vida com o mesmo vigor que venceu tantas provas na carreira”, comentou o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa.

O velório e o enterro serão realizados na tarde desta quinta-feira, no Cemitério Metropolitano, em São Vicente. (Divulgação)