Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Apresentação de canil da Guarda encanta crianças em férias

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2018-07-18 -23:37

Apresentação de canil da Guarda encanta crianças em férias

Akira e Zaira, de 5 anos, as duas pastoras belgas de Malinois do canil da Guarda Civil Municipal de Santos foram as estrelas do Projeto Férias na Escola Dos Andradas (Aparecida), nesta terça-feira (17).

As 83 crianças de 1 a 5 anos que assistiram à apresentação ficaram encantadas com a obediência dos animais aos comandos (senta, levanta, morto, posição de revista); a destreza na gangorra, cerca, nos saltos (simulação de entrada em janelas) e no slalom (equipamento que simula ambientes estreitos). A garotada também ficou impressionada quando os animais descobriram onde estavam objetos colocados em caixas de madeira apenas pelo faro. A cada movimento, as crianças vibravam e aplaudiam.

O condutor de Akira, Bruno Henrique, disse que, após cada atividade, são dados reforços positivos: petiscos, carinho e brinquedos. “O brinquedinho preferido dela é uma bolinha”. Ele informou que um cão de policiamento inicia aproximadamente aos dois anos, trabalhando cinco horas por dia, e com oito anos 'se aposenta'. Zaira foi com seu condutor Márcio Cruz. “Zaira e Akira chegaram ao canil com cerca de 60 dias de vida. Lá há mais dois cães, Black e Marley. Todos treinam diariamente”.

Projeto Férias -  O Projeto Férias, que iniciou dia 10 e prossegue até dia 20, atende alunos matriculados nas classes de educação infantil, em período integral, da rede municipal, cujos pais ou responsáveis tenham comprovado que trabalham neste período e não têm com quem deixar os filhos.

Este ano, a Seduc (Secretaria de Educação) recebeu 208 inscrições e distribuiu os alunos em três unidades: Sandra Cristina Teixeira Gama, Luiz Lopes (Nova Cintra) e Dos Andradas (Aparecida). As unidades funcionam das 7h às 17h45. Para aqueles que não são atendidos nas unidades de origem, os responsáveis recebem o cartão-transporte para levar e buscar os pequenos. (Divulgação/PMS. Foto/Isabela Carrari)