Dezenas de sindicalistas de Santos participaram de palestra do presidente licenciado da central Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, no Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (foto).
Conhecido por ‘Dia do basta’, o ato público é organizado centrais Força Sindical, CUT, UGT, CTB, CSB, Intersindical, Nova Central, CSP Conlutas e CGTB. A manifestação foi decidida no último dia 11, no Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em São Paulo.
Também chamado ‘Dia nacional de mobilização e paralizações’, o movimento
ocorrerá em locais de trabalho, praças, ruas, avenidas e estradas de diversos estados.
Em São Paulo, a principal manifestação será às 10 horas, diante da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na Av. Paulista, 1.313, contra o desemprego e a reforma trabalhista.
Desemprego – Em Santos, Paulinho da Força lamentou o desemprego que atinge 13 milhões de pessoas, falou sobre o aumento da população de rua e mostrou dados sobre o fechamento de empresas de diversos ramos. O parlamentar condenou a reforma trabalhista e disse que “só o protesto dos trabalhadores e seu movimento sindical poderá melhorar a deplorável situação”.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Valdir de Souza Pestana, lembrou que o número de subocupados no país, em 2016, era de 4,8 milhões. E destacou que hoje passa de 26 milhões de pessoas. (Foto: Paulo Passos)