Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Reservatório Santa Tereza-Votoruá abre para visitas

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2018-09-20 -00:16

Reservatório Santa Tereza-Votoruá abre para visitas

 O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Votoruá, maior reservatório de água tratada encravado em rocha da América Latina, será aberto para visitas a partir desta sexta-feira (21), até dia 28 deste mês. A obra contribui há quase 37 anos para o abastecimento das cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá. As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone (13)3201-2657.

Localizado no interior do Parque Ecológico do Votoruá (Rua Dona Anita Costa, s/nº - Vila Voturuá, São Vicente), o reservatório será aberto para a limpeza e desinfecção. A realização do procedimento permite que a população conheça a estrutura, capaz de receber até 110 milhões de litros de água.

O reservatório foi inaugurado em 16 de novembro de 1981 pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A obra conta com mais de 1 km de extensão, e é dividida em duas câmaras, com 13 metros de altura e 15 metros de largura cada.

Nos dias 21, 24, 25, 26, 27 e 28, as visitas que têm duração de cerca de uma hora, acontecem às 9h, 10h30,13h30 e 15h. Já no final de semana, as visitas são realizadas às 9h e 10h30.Todas elas com um limite de 50 pessoas. Os visitantes devem chegar com cerca de 20 minutos de antecedência para assistir às instruções iniciais do passeio e colocar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).No local serão fornecidos capacetes e botas de borracha aos visitantes. Recomenda-se o uso de calças compridas e blusas ou camisetas que não limitem os movimentos durante o passeio.

Menores de 12 anos não podem participar da visita, mesmo acompanhados dos pais. Também não é possível o acesso à pessoas que usem bengalas, muletas e cadeiras de rodas. O passeio não é recomendável para gestantes e pessoas claustrofóbicas. (Divulgação: PMSV)