Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Balé da Cidade de Santos comemora 15 anos com gala no Coliseu

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2018-09-25 -17:20

Balé da Cidade de Santos comemora 15 anos com gala no Coliseu

 É no palco que o Balé da Cidade de Santos celebra os seus 15 anos. No dia 31 de outubro, às 20h, no Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, no Centro Histórico), o grupo apresenta o espetáculo BCS Apresenta Gala 15 anos, que tem participações dos corpos de baile Juvenil e Infantil da Escola de Bailado Municipal de Santos (EBMS), além de uma apresentação especial de Renata Pacheco, diretora artística da EBMS e criadora do BCS, que volta aos palcos ao lado da também bailarina Cláudia Alonso.

“Pensamos essa Gala com muito amor e carinho para que o público possa ver o Balé da Cidade de Santos em diversos trabalhos e claro, que também conheça a excelência artística dos nossos corpos de baile oficiais da EBMS”, conta Renata.

O público vai conferir oito significativos trabalhos que marcaram essa década e meia, sete deles assinados por Renata Pacheco. O Balé da Cidade de Santos apresenta as coreografias Ligeira, Duo Elo, Crematório e Errante. Já o Corpo de Baile Juvenil dança Mary Poppins. E o Infantil, O Ninho. Renata também coreografou o solo Para Sempre, que será comandado por Mariane Cardoso, integrante do primeiro elenco do BSC.

Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 60,00. As entradas antecipadas, no valor promocional de meia-entrada, podem ser adquiridos na sede da Escola Municipal de Bailado, no 3º piso do Centro Cultural Patrícia Galvão (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), de terça a sexta-feira das 14h às 19h. Mais informações pelo telefone 3226-8000, ramal 8180.

Retorno aos palcos

A diretora e bailarina marca seu retorno aos palcos com apresentação de Eus Meus, trabalho feito pelo coreógrafo Zeca Rodrigues exclusivamente para Renata, que divide o palco com a também bailarina Claudia Alonso no próximo dia 31.

“É algo muito emocionante para mim e para todos com quem estou dividindo esse momento. Confesso que sinto um frio na barriga, mas preciso comemorar com elas dançando. É isso que a gente faz todos os dias. É isso que nos move e tem que continuar sendo”, ressalta a diretora.

Homenagens

Grandes personalidades da dança serão homenageadas por Renata e estarão presentes na cerimônia. “São pessoas que de alguma maneira contribuíram para a história do Balé da Cidade e também para a minha trajetória”, fala a diretora.

Nomes como Aracy de Almeida, Guivalde de Almeida, Liliane Benevento, Gustavo Lopes, Neyde Rossi, Márcio Rongetti, Oswald Berry, Ricardo Scheir, Zeca Rodrigues, Iracity Cardoso, Andrea Pivatto, Lígia Schaim, Fernando Valente, Lucia Caliman, Luciana Raccini, Monike Kian, José Carlos Opasso, Tito Wagner, Andrea Delgado, Jacy Rhormens, Riberto Bastelli, Valderez Zani e Antonio Lapetina, estão entre os escolhidos.

Balé da Cidade Santos

Criado em 2003, o Balé da Cidade de Santos é formado por alunos egressos da Escola de Bailado Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura de Santos (Secult). O grupo teve sua estreia oficial em maio de 2004 e  já se apresentou por diversas cidades do Brasil, além de ter dançado em Nova York, no Youth America Grand Prix, onde conquistou o primeiro lugar na categoria com Ball Masquê (2006).

Em seu repertório destacam-se obras como Vozes, Valentino, Páginas, Malandragem, Monastério – que está no repertório da companhia canadense Coastal City –, Pedaços de Mim e Errante, entre outros.

O elenco do BCS é hoje composto por: Amanda Lima, Ana Luiza Guimarães, Camylla Póvoas, Giovanna Santos, Isabela Henriques, Julia Mendes, Lais Aika, Nicole Leite, Monike Kazumi, Raquel Oliveira, Sabryna Sirqueira, Vivian Ruas e Lucas Maia.

A diretora artística

Diretora artística e fundadora do Balé da Cidade de Santos, Renata Pacheco dirige a Escola Municipal de Bailado de Santos desde 1997. Graduada em Dança e Educação Física com especialização nos métodos de balé russo e francês, ela integra a lista de membros da Royal Academy Of Dance (RAD), uma das mais importantes instituições de balé clássico do mundo. Como bailarina dançou em companhias como O Ballet Valderez, a Nuages Cia. de Dança, Rowena Cia. de Dança e Bale Stagium. Em 2015 ganhou o Prêmio de Coreógrafa Revelação no Festival de Dança de Joinville, um dos mais importantes do mundo.

Crédito e Fotos: Prefeitura Municipal de Santos