Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Aumenta a procura por emprego no Centro Público de Santos

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2018-10-22 -00:38

Aumenta a procura por emprego no Centro Público de Santos

        Como era de se esperar, a crise que atinge os mais diferentes setores da economia do País, faz crescer o número de desempregados e consequentemente, aumenta a busca por uma nova colocação no mercado de trabalho.

Segundo a Prefeitura de Santos, desde julho, 4.383 pessoas foram encaminhadas pelo Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET) de Santos a vagas nas áreas de serviços, construção civil e comércio. O número já representa um aumento de 94% em relação ao semestre anterior (2.258) e é quatro vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado (1.091).

 Para as contratações que resultaram no índice positivo, empresas instaladas em Santos contaram com auxílio do CPET na disponibilização de um banco de dados com 45 mil cadastrados e na seleção realizada de acordo com perfil correspondente à função desejada. Em regra, para cada posto, o contratante recebe três encaminhamentos por vaga, para fins de processo seletivo.

 Ligado à Secretaria de Assuntos Portuários, Indústria e Comércio (Sapic), o órgão da Prefeitura também contribuiu com a qualificação de mão de obra para centenas de postos, por meio do Programa Formação de Talentos. No caso da empresa Neobpo (gestão de processos de negócios e soluções digitais), 635 pessoas já foram incorporadas após processo de capacitação. Outras 1.325 estão em treinamento atualmente.

Para o setor da construção civil, o CPET encaminhou 201 trabalhadores, sendo 127 para duas empreiteiras responsáveis por obras da Nova Entrada de Santos. Entre os postos preenchidos estão os de ajudante geral, pedreiro, armador, carpinteiro motorista, operador de retroescavadeira, auxiliar de topografia, assistente administrativo e engenheiro civil.

 Em setembro, uma rede de supermercados também recorreu ao cadastro de trabalhadores para uma nova unidade que demandou 110 empregos para as funções de operador de caixa, fiscal de caixa, fiscal de prevenção de perdas, auxiliar administrativo e repositor de estoque.

      Cadastro - Para cadastro, o CPET fica na Rua Amador Bueno, 249, no Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso ter mais de 18 anos e ensino médio completo. Os documentos necessários são RG, CPF, PIS, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Foto:Divulgação