Mensagem de Natal
*D. Tarcísio Scaramussa
Ele esteve o ano inteiro presente entre nós, e nós o sentimos ou, quem sabe, sequer percebemos sua presença! Neste ano de luta pela superação da violência, ele nasce nos gestos concretos dos que promovem a paz, chamados por Cristo “filhos de Deus” (Mt 5,9).
Ele nasce no escuro da noite do abandono e do descaso, ameaçado por Herodes que é símbolo extremo da violência que mata os pequenos, e vem trazer a luz da certeza proclamada pelo profeta Isaías: “botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas, porque nasceu para nós um menino ... Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz” (Is 9, 4-5).
Num ano marcado por agressões e intolerância, sua vinda convida à reconciliação e ao diálogo. Precisamos celebrar novamente o Natal, e fortalecer-nos na esperança. “Não tenhais medo, eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10-11).
Na realidade, sua presença é anúncio de bons augúrios de vida que nasce. Como aos pastores de Belém, a glória do Senhor nos envolve de luz. É o melhor motivo para desejar um FELIZ NATAL e um ANO NOVO na paz que Jesus nos traz.
FELIZ NATAL!
*D. Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos