Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

São Vicente comemora 487 anos

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2019-01-22 -16:44

São Vicente comemora 487 anos

 São Vicente completa 487 anos de fundação, nesta terça-feira (22).  A solenidade de hasteamento de bandeiras deu início à programação festiva. Em seu discurso, o prefeito Pedro Gouvêa enfatizou que são boas as perspectivas para o futuro.

Essa certeza, inclusive, foi manifestada no discurso do prefeito, ao lembrar do refrão do Hino da Cidade, que diz: “Assim aureolada, na luz alvissareira. Surgiu predestinada, a célula primeira. No verde da esperança. No ouro da riqueza. No azul, céu da bonança. No branco de pureza...”.

Ao lado de autoridades de vários setores da sociedade, Gouvêa fez um discurso emocionado, pouco antes da Cerimônia de Hasteamento das Bandeiras, na Praça 21 Irmãos Amigos.

“Quando penso em resgate dos símbolos nacionais, lembro do meu objetivo de valorizar a memória da nossa Cidade. Foi aqui que tudo começou. Por isso, é impossível falar do Brasil sem falar de São Vicente. Aqui teve início a caminhada para a construção de nosso País”, comentou Pedro Gouvêa que falou, ainda, sobre o trabalho que tem sido feito para a reconstrução da Cidade.

“Nos últimos dois anos, enfrentamos muitos obstáculos, mas como o nosso Hino cita, temos de ter o verde da esperança. Afinal, me foi dada a honra de conduzir nossa Cidade e tenho mais dois anos pela frente para continuarmos essa reconstrução. Nossa mensagem, neste dia tão importante, é de paz, conciliação e entendimento”, completou.

Também falando em reconstrução, o deputado estadual Caio França lembrou que São Vicente é a Célula Mãe na Nacionalidade Brasileira. “Por ser a Cellula Mater, nossa Cidade foi o ponto de partida para a construção de uma nova Nação. Daqui saíram os ideais que transformaram o Brasil em um grande País”.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Sargento Barreto seguiu o pensamento da reconstrução e destacou a atuação do prefeito Pedro Gouvêa. “Nossa Cidade recebeu a primeira Câmara das Américas. E este é um marco histórico de muita importância para todos nós. Temos estado juntos, Executivo e Legislativo,na reconstrução do Município, e o prefeito Pedro tem sido um grande líder nesta caminhada”, disse.

Já o comandante do 39º Batalhão de Polícia Militar do Interior (39º BPM/I), Major PM Dene Guimarães, falou da história de lutas de São Vicente. “Conforme nos conta a História, os vicentinos sempre enfrentaram grandes batalhas e desafios. A vitória se fez presente em todos estes momentos. Muitos tombaram e derramaram seu sangue, mas o legado deixado nos ensinou a mantermos esta determinação de sempre lutarmos por nossa Cidade”.

Na sequência, foram realizadas Missa na Igreja Matriz e Procissão por ruas e avenidas do Centro. O cortejo religioso seguiu até a Prefeitura, onde centenas de pessoas cantaram o “Parabéns para Você” e saborearam o bolo da aniversariante. Em homenagem à Cidade, a imagem de São Vicente Mártir ficará, nos próximos dias, no Paço (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro). O local também abrigará, até 1º de março, a exposição “Encenação”, que conta 20 anos, de 1998 a 2018, da Encenação de Fundação da Vila de São Vicente.

 MISSA E PROCISSÃO – Celebrada pelo bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, a Missa de aniversário e em homenagem ao Dia de São Vicente Mártir lotou a Igreja Matriz. Após o culto, os fiéis saíram em Procissão pelas ruas e avenidas do Centro da Cidade. (Divulgação/PMSV)