Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Calçadas no Marapé já apresentam novo padrão

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2019-02-27 -17:37

Calçadas no Marapé já apresentam novo padrão

 Um novo padrão de calçadas começa a ser visualizado nas avenidas Moura Ribeiro e Nilo Peçanha, no Marapé, com as obras de reurbanização realizadas pela Prefeitura, cujo foco é a melhoria da acessibilidade. Quem transita por essas duas importantes vias de acesso da Cidade, que cortam o bairro em percurso de 1,2 mil metros de extensão, já nota trecho de passeio no padrão Calçadas para Todos.

O serviço de requalificação urbana, iniciado em novembro e previsto para ser concluído no 2º semestre deste ano, inclui também melhoria da iluminação pública, paisagismo, recuperação das passarelas de pedestres e implantação de quatro novas, sinalização viária horizontal, além da recuperação parcial de muretas e taludes do canal.

Iluminação, arborização e passarelas – Segundo a Prefeitura, a iluminação das vias será melhorada com a instalação de 162 luminárias em LED. Serão removidas  47 árvores classificadas em situação de risco após avaliação da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e no lugar delas serão plantados outros 79 guanandis, cuja raiz não danifica a calçada. “A medida ampliará a arborização local, com 32 árvores a mais”, ressalta o secretário-adjunto de Infraestrutura, Nilson Barreiro.

Já as novas passarelas de pedestres ficarão em frente à Rua Romeu Acceturi; próximo ao Aquaplay; entre a Godofredo Fraga e a Alfredo Albertini; entre a Alfredo Albertini e a Saturnino de Brito. As já edificadas serão recuperadas.

O pontilhão de veículos no encontro das duas avenidas com a Carvalho de Mendonça receberá novas muretas e calçadas. O projeto inclui ainda a revitalização da Praça Cândido Portinari, no encontro da Moura Ribeiro com o canal 1. Com recursos do Governo do Estado, as obras nas vias têm valor de R$ 2,3 milhões.

Pontilhão – Como parte da segunda etapa de reurbanização das avenidas, a Prefeitura finaliza licitação para a construção de novo pontilhão na primeira quadra da Moura Ribeiro, logo após o cruzamento com a Rua Carvalho de Mendonça. Reivindicação antiga dos moradores, a melhoria começa neste semestre, com prazo de quatro meses para entrega. A licitação para a obra conta com quatro empresas classificadas, nesta ordem: Starsan Construtora e Locações, Construtora Interiorana, Engeterpa Construções e Spalla Engenharia. O valor estimado da ponte é de R$ 327 mil, recursos de convênio com o Estado. A concorrência deve terminar em até 90 dias. Os projetos são da equipe de arquitetos da Prodesan e o gerenciamento de obras da Siedi. (Divulgação/PMS)