Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

“São Vicente, para sempre a primeira” é enredo de escola de samba de SP

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2019-02-28 -18:53

“São Vicente, para sempre a primeira” é enredo de escola de samba de SP

 Berço da democracia nas Américas, São Vicente é o tema da escola de samba Primeira da Aclimação, terceira a desfilar pelo Grupo de Acesso II da cidade de São Paulo, no sábado de Carnaval (2), na Av. Alvinópolis (Vila Esperança).

“São Vicente, para sempre a primeira” contará com dois mil integrantes na pista. Serão 14 alas, quatro carros alegóricos com média de 20 metros de comprimento e quatro metros de altura, e três tripés.

A agremiação confirmou que Martim Afonso de Sousa estará representado no carro abre-alas – uma réplica da caravela que aportou no Gonzaguinha em 1532. 

A narrativa da história de São Vicente foi dividida em três partes no enredo: o início, contado de forma criativa, mas fiel à verdade histórica; a atualidade e evolução da Cidade; e ‘São Vicente na passarela’, demonstrando a grandeza do Município.

Após a passagem do navegador português, o segundo carro alegórico terá como enfoque “as águas”. Na sequência, uma homenagem a São Vicente Mártir, com a escultura do padroeiro da Cidade que leva seu nome. O fechamento será com o “Carro da Cultura”, que além de representar a parte cultural de São Vicente, mostrará pessoas relevantes na história recente da Cidade.

Preparação – A produção dos figurinos, alegorias e demais detalhes estão sendo confeccionados em São Vicente, no barracão situado no Itararé, na divisa com Santos. Já os carros alegóricos e as estátuas foram preparados em São Paulo. Foram sete meses de trabalho contínuo para proporcionar um desfile de qualidade, rumo ao grupo de elite do carnaval paulistano.

Retomada – Convidados há quatro anos para auxiliar na produção da escola de samba “Primeiro da Aclimação” de São Paulo, o grupo carnavalesco de São Vicente, remanescentes da Escola de Samba “Última Hora”, aceitou o desafio de retomar a escola ao grupo de elite da Capital.

A equipe é formada por Jota Muniz, responsável pelo enredo; Orlando da Mocidade, pelas fantasias; Weldel Cortez e Cunha, cuidando dos adereços e alegorias; e, na liderança, Mazinho da Última Hora.

Nestes quatro anos de trabalho à “Primeira da Aclimação”, os enredos feitos por Jota Muniz e Mazinho, ambos de São Vicente, emplacaram quatro títulos e um vice-campeonato. (Foto: Eddie Gomes)