Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Rodoviário do Ecoporto amplia acordo coletivo na data-base

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2019-05-08 -22:45

Rodoviário do Ecoporto amplia acordo coletivo na data-base

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos, Baixada Santista e Litoral fechou sua primeira negociação de data-base do ano garantindo e ampliando o acordo coletivo de trabalho de 2018. A negociação foi para os 30 motoristas e ajudantes da empresa Termares Terminais Marítimos Ecoporto, que têm data-base em março e operam no porto e retroporto.

Além de manter o acordo anterior, a categoria conseguiu incluir cláusula de descanso de uma hora a mais por dia para as trabalhadoras no período de amamentação, após retorno da licença maternidade.

“Pode parecer pouco, mas o importante é que mantivemos as cláusulas do acordo anterior”, disse o secretário-geral do sindicato, Eronaldo José de Oliveira ‘Ferrugem’, ponderando que várias categorias estão perdendo esse direito, em virtude da reforma trabalhista que passou a vigorar em novembro de 2018, (reforma feita pelo ex-presidente Michel Temer (PMDB) em 2017).

A categoria teve reajuste de 3,94% nos salários e benefícios, conforme o índice inflacionário de 12 meses, e manteve a participação nos lucros e resultados (PLR) correspondente 60% dos salários.

“É para isso que estamos organizando os trabalhadores nas campanhas salariais deste ano. Queremos manter as conquistas, além de recuperar as perdas salariais com aumentos acima da inflação” declarou o vice-presidente do Sindicato, José Alberto Torres Simões ‘Betinho’ na expectativa de que os acordos sejam mantidos e ampliados nos diversos setores do transporte de carga e passageiros. (Foto: Divulgação)