Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a 6ª edição do Maio Amarelo em São Vicente chama a atenção da sociedade para a importância de um transito seguro. Por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), diversas ações de conscientização acontecerão em vários pontos da Cidade, com início nesta quinta-feira (9). O encerramento do movimento deste ano será na última terça-feira do mês de maio (28).
O movimento acontece em maio em conformidade ao decreto da Organização das Nações Unidas (ONU), assinado em 2011, que nomeou a “Década de Ação para Segurança de Trânsito”. Com isso, o mês se tornou referência mundial de conscientização no assunto.
“Nosso maior objetivo com as campanhas do Maio Amarelo é conscientizar todos os envolvidos com o trânsito, para que cumpram seu papel como cidadãos e tornem o trânsito mais seguro, de forma que tenhamos cada vez menos acidentes”, afirma o secretário da Setrans, Alexandre de Almeida.
Nas ações Bikes, Motos e Faixa Viva as pessoas serão abordadas e lhes serão entregues panfletos educativos com dicas para que elas cuidem melhor de sua segurança e trafeguem de forma mais consciente. Além disso, orientações serão fornecidas pelas equipes de trânsito que atuarão no movimento.
Nas ações dos dias 20 e 21 de maio, será feito uma verificação dos itens das bicicletas e um cadastro para que a Secretaria consiga fazer um levantamento dos ciclistas da Cidade.
No dia 23 de maio, acontece um Pit-Stop de motos, com verificações dos itens de segurança. Assim, o motorista será orientado sobre o que deve ser renovado em seu veículo em prol de um trânsito mais seguro.
Segundo a organização do evento as datas podem sofrer alterações prévias dependendo das condições climáticas. Confira a programação completa do Maio Amarelo:
Dia 09 - Ação FAIXA VIVA
Local: Praça Coronel Lopes coma Rua Expedicionários Vicentinos – Centro Horário: 9h às 10h
Local : Praça João Pessoa – Centro Horário: 10h30 às 11h30
Dia 10 - Ação FAIXA VIVA
Local: Rua João Ramalho com a Rua Ipiranga – Centro Horário: 14h30 às 15h30
Local: Av. Antonio Emmerich com Rua Dr. Fernando Costa – Vila Valença Horário: 16h às 17h
Dia 13 - Ação BIKES
Local: Linha Amarela com Praia (Ciclovia) Horário: 8h às 09h
Local: Ponte Pênsil - Parque Bitaru Horário: 9h30 às 10h30
Dia 15 - Ação BIKES e MOTOS
Local: Av. Quarentenário com Rua Treze Horário: 15h às 16h30
Dia 16 - Ação BIKES
Local: Rua Onze de Junho com Rua Rangel Pestana – Boa Vista Horário: 14h às 15h
Local: Estação Barreiros Horário: 16h às 17h
Dia 20 - CHECK LIST BIKES
Local: Sub Prefeitura (Av. Ulisses Guimarães, 211 - Jardim Rio Branco) Horário: 9h às 12h
Dia 21 - CHECK LIST BIKES
Local: Sub Prefeitura (Av. Ulisses Guimarães, 211 - Jardim Rio Branco) Horário: 14h às 17h
Dia 22 - Ação Motos
Local: Av. Quintino Bocaiuva com a Praia Horário: 8h às 9h
Dia 23 - Pit Stop Motos
Local: Av. Antonio Emmerich, 184 – Vila Cascatinha Horário: 14h30 às 16h
Dia 27 - Ação Estacionamentos – Vagas exclusivas
Shopping Brisamar (Rua Frei Gaspar, 365 – Centro)
Mercado Assaí São Vicente (Av. Antonio Emmerich, 245 - Vila Cascatinha)
Supermercado Carrefour (Av. Prefeito José Monteiro, 1045 - Jardim Independência) Horário: 14h às 16h
Dia 28 - Encerramento
Palestra sobre direção defensiva com motocicletas
Palestrante: Ricardo Cesar Dos Santos Pazetto Local: Câmara Municipal de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1195 - Parque Bitaru) Horário: 10h às 12h (Foto: Divulgação)