A Zona Noroeste completará 43 anos neste domingo (25), mas a programação especial para a comunidade começa hoje (sábado, 24) com o show gratuito da cantora Izy Monteiro, a partir das 20h, na Av. Afonso Schmidt (Passarela do Samba), no bairro Castelo, com o repertório sertanejo romântico. No domingo (25), às 19h, uma missa será celebrada na Igreja Santa Margarida Maria (Praça Júlio Dantas, 45), no Santa Maria, pelo pároco Cláudio da Conceição.
O encerramento das comemorações será no sábado seguinte (31), a partir das 9h, com o desfile cívico militar na Afonso Schmidt que também abrirá a Semana da Pátria em Santos. Na sequência, a Prefeitura entregará as obras do Centro de Atendimento ao Turista e de Comércio de Artesanato da Zona Noroeste – também conhecido por Camelódromo -, à Praça Bruno Barbosa (Castelo).
A data - De acordo com as leis municipais 4.047/1976 e 4.069/1976, o Dia da Zona Noroeste é comemorado anualmente no último domingo de agosto. Apesar de oficialmente completar 43 anos, a região começou a ser ocupada na década de 1920, com a instalação das linhas de bonde pela Cia City. Até então ocupada por chácaras, a partir de 1950 foi intensificada a habitação da área com a chegada de imigrantes que vieram trabalhar na construção do polo industrial de Cubatão. A Zona Noroeste é a única região de Santos que oferece duas unidades do Restaurante Bom Prato: uma no Dique da Vila Gilda e outra no Chico de Paula. (Divulgação/PMS)