Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Itanhaém oferece tratamento para quem quer parar de fumar

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2019-08-31 -23:04

Itanhaém oferece tratamento para quem quer parar de fumar

O tabagismo (uso de tabaco) é uma doença crônica responsável por 13% dos óbitos no Brasil. Considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de mortes que poderiam ser evitadas no mundo, o tabagismo é uma doença crônica responsável por 13% dos óbitos no Brasil. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Itanhaém oferece alternativas para quem quer largar o vício, por meio do Programa do Tabagismo, do Governo do Estado.

Com o objetivo de oferecer orientações para quem quer parar de fumar, o Programa proporciona grupos de apoio às pessoas dependentes da nicotina. Com uma equipe multiprofissional e o tratamento é ofertado por um ano.

No início do processo, os encontros para terapia em grupo acontecem semanalmente por quatro semanas, sendo que na terceira semana é necessário que o paciente apresente resultado, cessando ou reduzindo o uso do cigarro. Após esta etapa, o grupo passa a se reunir a cada quinze dias, por dois meses, e, posteriormente, uma vez ao mês, em manutenção, até completar doze meses de tratamento.

É importante lembrar que, durante esse tempo, o participante passa por consultas médicas e psicológicas, onde é realizada uma triagem e, caso o médico avalie a necessidade, o paciente recebe medicamentos para auxiliar no tratamento do vício.

Como  participar -  O primeiro passo para a participação nos grupos é a vontade de largar o vício. “Não adianta o suporte profissional e os medicamentos se a pessoa não apresentar o desejo de largar a dependência, pois o vício ao tabaco é como qualquer outra dependência em álcool ou outras drogas”, explica a articuladora de saúde mental e coordenadora do Programa em Itanhaém, Cedma Benício Faria Alves.

Após a decisão, o interessado deve comparecer à Unidade de Saúde de Família mais próxima de sua residência para a pré-inscrição nos grupos. Deste modo, assim que as equipes forem formadas, o munícipe será informado sobre o grupo da referente unidade.

Riscos do tabagismo - O fumo pode causar além de doenças respiratórias, doenças cardíacas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), problemas odontológicos, câncer de pulmão, de boca ou de bexiga e úlcera.

Em Itanhaém, há diversas Unidades de Saúde da Família (USFs) cadastradas para a realização de grupos de combate ao tabagismo, além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ll) e o Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD).

No momento, somente as USFs Belas Artes, Savoy e o CAPS ll realizam os grupos. Porém, de acordo com a demanda do local, os grupos de apoio podem ser desenvolvidos, contanto que a unidade esteja cadastrada no programa com profissionais capacitados.

Confira os locais cadastrados:

LOCAL

ENDEREÇO

USF Belas Artes

Rua Henrique Júlio Lima, 112 – Belas Artes

USF Centro

Av. Tiradentes, 98 – Mosteiro

USF Guapiranga

Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/nº – Guapiranga

USF Oásis

Rua Estanislau Gerônimo, 418 – Oásis

USF Savoy

Rua Jaime Lino dos Santos, 290 – Savoy

USF Suarão

Avenida Padre Teodoro Ratisbone, 921 – Suarão

CAPS ll

Rua Egas Muniz Arruda Botelho, 225 – Satélite

CAPS AD

Rua Mário Gimenes, 300 – Umuarama

 (Divulgação/Prefeitura Municipal de Itanhaém)