Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Portas da Casa Martim Afonso serão reabertas nesta sexta-feira (20)

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2019-09-17 -18:31

Portas da Casa Martim Afonso serão reabertas nesta sexta-feira (20)

 O museu que leva o nome do fundador da Vila de São Vicente, inaugurado há quase 20 anos, será reaberto pela célula mãe da nacionalidade. A Casa Martim Afonso (Praça 22 de Janeiro, 469, esquina com Rua Martim Afonso – Centro), revitalizada, abre suas portas à comunidade nesta sexta-feira (20), às 9 horas. Além da presença de autoridades da Região, interessados podem conhecer as novidades do espaço, gratuitamente.
 
Foram construídas rampas de acesso, novos banheiros (inclusive adaptados para pessoas com necessidades especiais) e copa para os funcionários, além de melhorias no telhado e pintura geral na Casa. Também haverá a apresentação do projeto Circuito Turístico Histórico Cultural de São Vicente, promovido pelas Secretarias de Cultura (Secult) e Turismo (Setur).
 
Circuito - Programado para janeiro, o projeto tem o intuito de valorizar o turismo histórico de São Vicente, oferecendo um tratamento diferenciado de iluminação, limpeza e segurança, assim como banners explicativos sobre a tradição do lugar, para pontos turísticos da Praça João Pessoa ao Porto das Naus, no Japuí. A ideia é de que o projeto seja instaurado na Praça João Pessoa, Vila Cênica, Igreja Matriz, Mercado Municipal, Praça Vinte e Dois de Janeiro, Biquinha, Marco Padrão, Plataforma de Pesca, Ponte Pênsil, Casa das Bananadas e Porto das Naus, além da Casa Martim Afonso e do Sitio Arqueológico do Bacharel.
 
Funcionamento - A Casa Martim Afonso passará a funcionar de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas – com entrada gratuita. Ela foi construída em 1895 e pertenceu a Rafael Tobias de Aguiar, 2º Barão de Piracicaba. Atualmente, a Casa conta a história de São Vicente por meio de quadros históricos, exposições, maquetes náuticas e material armazenado no Sítio Arqueológico, localizado nas dependências do espaço.
 
Crédito e Fotos: PMSV