Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

16º Festac - Festival de Teatro de Cubatão abre inscrições

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2019-10-07 -17:15

16º Festac - Festival de Teatro de Cubatão  abre inscrições

 A relação da voz e da interpretação, as diferentes linguagens cênicas e a composição de personagens junto às máscaras e maquiagem. Estes diferentes temas serão desenvolvidos em sete oficinas gratuitas durante o 16º Festac - Festival de Teatro de Cubatão, previsto de 13 a 27 de outubro. Embora voltados para a preparação do ator, são abertos para todos os interessados acima de 16 anos e as inscrições são virtuais e limitadas.
 
No próximo domingo (dia 13), das 14h às 17h, a maestrina Nailse Machado ministrará a oficina de 'Expressão Vocal', na ETMD Ivanildo Rebouças da Silva (inscrições em: http://tiny.cc/ofic01). Uma oficina para iniciantes que abordará aspectos, como afinação, projeção, ressonância, articulação, entre outros, a fim de vivenciar o canto coletivo como instrumento de educação musical.
 
Já nos dias 19 e 20, das 9h às 12h, a atriz e produtora cultural Priscila Jácomo mediará 'O Jogo do Palhaço', em uma oficina-vivência com jogos e improvisações na Sala 2 do Parque Anilinas. Ao contrário das demais ações formativas, essa é a única com seis horas de duração, permitindo um período maior para o aprofundamento das técnicas (http://tiny.cc/ofic02).
 
Durante a semana seguinte, as oficinas serão das 19h às 22h, em locais diferenciados: 'O Documento dentro do Teatro' (teatro documentário), com Giovanna Marcomini (dia 21, no Bloco Cultural, http://tiny.cc/ofic03), 'Maquiagem Cênica', com Tainara Corrêa (dia 22, na Sala 2 do Anilinas, http://tiny.cc/ofic04) e 'Confecção de máscaras cênicas', com Rodrigo Caesar (dia 24, no Galpão Cultural, http://tiny.cc/ofic05).
 
Nos últimos dias do festival, o 'Teatro Performativo' é a pauta da ação formativa ministrada pelo artista Matheus Lípari, no sábado (dia 26), das 9h às 12h, na UME Pe. Manoel da Nóbrega (http://tiny.cc/ofic06). E em parceria com o SESC Santos, a Cia Cênica ministrará a oficina 'Voz para Teatro de Rua', no domingo (dia 27), a partir das 9h30, no Parque Anilinas (http://tiny.cc/ofic07).
 
Com o tema ‘Esta ocupAção é teatral!’, 16º Festac é uma realização da Associação Cultural Incena Brasil com a Prefeitura Municipal de Cubatão via Secretaria de Cultura a partir das emendas parlamentares de Ivan Hildebrando e Rafael Tucla. O evento conta com apoio cultural do Canteiro de Obras Teatrais, Exército da Salvação, Floricultura Central, Galpão Cultural, Sesc Santos e Teatro do Kaos. Programação em: fb.com/festac.cubatao.
 
Crédito e Fotos: Lincoln Spada