Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Festival de Cinema ‘Curta Santos’ divulga vencedores

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2019-10-08 -17:12

Festival de Cinema ‘Curta Santos’ divulga vencedores

A 17ª edição do Curta Santos – Festival de Cinema de Santos chegou ao fim. Em um formato diferente, o evento exibiu 68 filmes, produzidos por realizadores de vários estados, em 105 sessões nas salas públicas de cinema das Vilas Criativas da Penha, Vila Progresso e Vila Nova, além do Instituto Arte no Dique; Centro Cultural da Zona Noroeste; Cine Arte Posto 4; Sesc Santos e Tenda Cinelândia, palco da cerimônia de premiação, na noite do último sábado (5). 

O curta-metragem de animação ‘O Malabarista’, dirigido por Iuri Moreno, de Goiânia, foi o vencedor da Mostra Olhar Brasilis. A produção retrata fragmentos do cotidiano e experiências de artistas de rua, que em meio à hostilidade das grandes cidades buscam levar cores e sorrisos aos que cruzam seus caminhos.

Já o troféu da Mostra Olhar Caiçara ficou com o documentário ‘Sou Pietra’, dirigido por Eric Rizzini e Nicole Caroti. Produzida em Santos, a obra traz depoimentos que mostram a vida, a luta, as dificuldades e o preconceito enfrentados por Pietra Victória ao reconhecer sua transexualidade, antes mesmo de ter qualquer conhecimento do movimento LGBTQI+.

Em parceria com a Fundação Arquivo e Memória de Santos, o Festival ainda premiou o documentário ‘Imagens de Um Sonho’, do santista Leandro Olímpio, que será integrado ao acervo da instituição.

Através de voto online, o público também escolheu ‘1989’, de Gabriel Lobo, como Melhor Videoclipe Caiçara. O clipe, dirigido por Letícia Paulino, teve 34,04% dos votos. Outras informações na página https://www.facebook.com/curta.santos/.

Crédito e Fotos: Secretaria de Cultura de Santos / PMS